terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DENGUE - ServidorES recebem em casa orientaçõES para o combate à dengue.OCLARO: Dever do EStado e uma luta de todos, em todo o BRASIL !

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

A doença | O mosquito | Sintomas | Prevenção | Mitos e verdadesAções em desenvolvimento | Sala de situação | Participe | Publicações | Profissionais de Saúde

Servidores recebem em casa orientações para o combate à dengue

Todos os servidores estaduais, ativos e aposentados, estão recebendo em casa um imã de geladeira com orientações para o combate do mosquito transmissor da dengue. A ação é uma das medidas que está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceira com a Secretaria da Saúde (Sesa), para mobilizar o servidor público para o combate à doença.

O objetivo é que o servidor e seus familiares utilizem o imã como um lembrete diário sobre os cuidados básicos para evitar a doença, como: manter a lixeira bem fechada, encher de areia os pratos dos vasos de planta, manter a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada e jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

O Governo do Estado, por meio da Sesa, quer criar uma grande força contra o avanço da dengue no Estado com a campanha "Espírito Santo Enfrentando a Dengue". Contribuindo para essa mobilização, a Seger quer sensibilizar o servidor.

Entre servidores ativos e inativos, somos quase 80 mil cidadãos. É importante que essa força seja mobilizada e esteja engajada neste processo, contribuindo para o combate ao mosquito, não somente no local de trabalho, mas também sendo um disseminador nas comunidades, disse o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira.

As áreas de Recursos Humanos do Governo do Estado irão promover ações de combate à dengue, propiciando ao servidor se engajar voluntariamente nessas ações ou naquelas que a Secretaria da Saúde organizará nas comunidades.

Um exemplo de atividade que será realizada é a Patrulha da Dengue, na qual equipes compostas por até três servidores de cada órgão serão capacitadas pela Sesa para que sejam referência no combate à dengue dentro de cada Secretaria. Os membros das equipes serão multiplicadores de todas as ações previstas, fazendo com que todos os servidores sejam capacitados a atuarem também fora do local de trabalho.

Números

Até a 45º semana epidemiológica deste ano, que terminou no dia 8 de novembro, foram notificados 34.282 casos de dengue clássica no Espírito Santo. Desses, 67 casos foram confirmados como sendo dengue hemorrágica, com seis óbitos confirmados.

Saiba como combater o mosquito

Lixo:

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o ecolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins:

- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de planta.

- Se você não colocou areia e acumulou água no prato de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.

- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d'água, calhas e lajes:

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

- Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada.

Tonéis e depósitos de água:

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água.

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

- Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes e baldes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Clarissa Scárdua
clarissa.scardua@seger.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesa
asscom@saude.es.gov.br "

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...