sábado, 8 de novembro de 2008

"SOMOS TODOS BRASILEIROS", por Senador Tião Viana - Comentários e requerimento de O CLARO.

FONTE: BLOGUE DO SENADOR TIÃO VIANA - PT/AC

"Somos Todos Brasileiros"

04-Nov-2008

Herbert Viana e Lars Grael mostram no Acre porque são exemplos de superação; programa de inclusão social tem o apoio do senador Tião Viana

"Este é um espetáculo que chama a atenção para uma nova forma de olhar, para sentir as pessoas com deficiências sem um olhar de pena, mas de dignidade", disse o senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, ao comentar, em Rio Branco, no início da noite da última segunda-feira (03), as atividades em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. As comemorações no Acre contam com palestras e espetáculos proporcionados por quem sentiu o trauma de perdas de membros físicos e que, apesar das dificuldades, passou a ser ícone nas mudanças dos paradigmas relacionados à vida com deficiência física.

É o caso, por exemplo, do velejador e campeão olímpico Lars Grael e do vocalista do grupo Paralamas do Sucesso, Herbert Viana. O primeiro perdeu a perna direita, quando treinava para os jogos de Sidney, em 1998. Viana caiu com o ultraleve que pilotava em companhia da mulher, em fevereiro de 2001. A esposa Lucy morreu e Viana ficou paraplégico. Os dois, no entanto, são exemplos de superação porque, além de retomarem o ritmo de vida que tinham antes das tragédias, conseguem mostrar ao Brasil e ao mundo que os deficientes físicos também são cidadãos capazes.

Grael e Viana vieram a Rio Branco a convite do ator Marcos Frota, que está no Acre implantando, com apoio do Governo do Estado e do gabinete do senador Tião Viana, a Unicirco – Universidade Livre do Circo no Brasil, ou Universidade do Circo, um projeto que pretende formar artistas circenses extraídos de comunidades pobres. A Unicirco foi criada no Brasil por Marcos Frota a partir da experiência vivida pelo ator na interpretação de personagens, na TV e no teatro, com algum tipo de deficiência física ou mental. De acordo com o ator, esses personagens, na vida real ou na interpretação de seus próprios papéis, sempre se saem tão bem quantos outros profissionais, razão pela qual ele passou a investir na implantação do projeto. Trata-se, portanto, de um sistema de educação cujo eixo parte da milenar arte circense. Financiado pela Petrobras, por meio da Lei Rouanet, a Unicirco tem como objetivos capacitar os alunos para a elaboração e execução das técnicas circenses com qualidade profissional e segurança; contribuição na formação da personalidade por meio da arte e da cultura e promover o desenvolvimento das potencialidades físicas e intelectuais.

Paralelo a isso, Marcos Frota também coordena o "Somos Todos Brasileiros", um evento que luta pela afirmação da cidadania das pessoas com deficiência, realizado pela Universidade Livre do Circo, desde 2003, mobilizando entidades e provocando o comprometimento da sociedade na discussão da inclusão, da diversidade e evidenciando os direitos e conquistas e suas aplicações.

Depois de mais de um mês no Acre, acompanhando projetos do governo do Estado e vivendo as experiências de alguns portadores de deficiência, Marcos Frota concluiu que era hora de trazer também o "Somos Todos os Brasileiros" para o Acre nas comemorações dos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos e dos 20 anos da Constituição Brasileira, que referendou a Declaração no capítulo dos Direitos Sociais e no que diz respeito aos deficientes físicos. Um dos acreanos a impressionar Marcos Frota é o lutador de Kunf Fu Janeton Alves de Lima. O atleta, de um braço só, é campeão em várias modalidades e não fica a dever absolutamente nada aos lutadores ditos normais.

"Sairei do Acre muito mais brasileiro do que sou", disse o ator Marcos Frota, ao apresentar o velejador Lars Grael para uma platéia não menos emocionada na noite de segunda-feira, no auditório da Escola Armando Nogueira. "Trago hoje aqui o depoimento de um brasileiro apaixonado, um cidadão comum, e também de um velejador, atleta olímpico, que precisou superar um grande desafio", disse, que falou mais de duas horas sobre suas dificuldades para se tornar um atleta de um esporte tido como de elite e ainda sobre a luta para se formar como um campeão olímpico e também para superar o trauma do acidente que por muito pouco não tirou sua vida. À noite, o depoimento e também o espetáculo ficaria por conta de Herbert Viana e os Paralamas.

"O Herbert Viana, mesmo com sua agenda sempre lotada, me atendeu prontamente quando eu disse que era para vir para uma agenda no Acre, a convite do senador Tião Viana", disse Marcos Frota. O senador Tião Viana, um dos articuladores da vinda do espetáculo ao Acre, destacou que a apresentação acontece no ano em que se comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que a sociedade brasileira precisa olhar com mais carinho para os seus deficientes. "Na política, nós tentamos fazer a nossa parte", disse o senador.


Marlucia Cândida. A esposa do senador, a arquiteta Marlucia Cândida, acrescenta que é necessário o envolvimento de toda a sociedade para a conscientização em torno da existência do problema. "Eu vou levar meus alunos de arquitetura para assistir a essas palestras porque compreendo que a arquitetura pode ajudar muito no combate à exclusão", disse. "Muitas vezes, as obras, para combater a exclusão, valorizam apenas rampas, quando são necessários muitos outros elementos. Quero que meus alunos compreendam que há pessoas que nem sempre podem usar a maçaneta", disse Marlucia.

Assessoria de gabinete do senador Tião Viana (Tião Maia)

Um comentário:

O CLARO disse...

Vitória do Espírito Santo, amém, 05de novembro de 2008.

Caro Senador Tião Viana, tudo bem?

Os Acreanos têm feito uma grande obra pelo Brasil e pelos Brasileiros.

Os destaques na área da Saúde têm sido marcante e sempre nos serve como esperança e modelo a serem seguidos.

Lars Grael e Herbet Viana representam inúmeros exemplos de superação e emprestam suas imagens para tantos outros cujos dramas e dores não saem nos jornais.

Marcos Frota, sempre atento e sensível a esta causa, diria, um militante vigoroso e valoroso empresta também seu prestígio, como ator de grande talento, ao Movimento que estimula ações de superação e de práticas consolidadas por políticos como o do médico e Senador Tião Viana, para quem escrevo nesta oportunidade solicitando projetos e leis de sua autoria para serem divulgados e amplamente debatidos no Espírito Santo onde, por motivos vários, a carência no setor da saúde é muito grande e deve ter um basta!

Tenho a honra de fazer esta solicitação por mais uma vez e o farei até ser atendido, pois sendo um quadro do PSB/VITÓRIA e por querer participar mais e efetivamente da Comissão de Defesa dos Interesses e Direitos das Pessoas que demandam por necessidades e atenções Especiais, para as quais o PSB empresta plena dedicação e solidariedade.

Senador Tião Viana, opto por pecar pelo radicalismo, no exato sentido etimológico do termo, do que pela omissão.

Acessibilidade Já!

Saudações socialistas com amplas liberdades.
Fernando Claro
OCLARO.blogspot.com/

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...