quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ensinando Maquiavel, por Délio Prates - Folha Vitória On Line - OCLARO: "Chamem o ladrão, chamem o ladrão, chamem o ladrão!!!"

FONTE: FOLHA VITÓRIA ON LINE - COLUNA DÉLIO PRATES

Délio Prates

Advogado, Especialista em Direito Empresarial; Contador; Diretor da Faculdade Candido Mendes de Vitória, Secretário Geral da Transparência Capixaba; Conselheiro do Conselho Estadual de Ética Pública.

31/10/2008 às 13h06

Ensinando Maquiável

O aumento auto concedido pelos vereadores da Grande Vitória segue uma lógica constitucional legal e outra da esperteza e do oportunismo. Os vereadores de Vitória então, nem se fala, praticaram o verdadeiro estelionato ao se conceder um aumento que beira o escândalo, quando se analisa o percentual de 147% à luz da crise econômica que está aí.

Como já havia previsto, os vereadores sem maiores discussões e de supetão se concederam aumentos que não tem referência em nenhum fundamento de razoabilidade, como se poderia esperar quando se trata de pleitear aumentos.

O vereador poderia se fundamentar em um grande aumento de arrecadação do município e, por conseguinte, aumento das demandas pelos seus serviços por parte dos munícipes e contribuintes, o que não é o caso; poderia ainda alegar aumento da eficiência dos serviços prestados pelos vereadores á população o que nem de longe chega perto de ser verdade.

Vimos um presidente de Câmara justificar que os salários estão dentro de uma perspectiva orçamentária que o município pode arcar com o aumento e assim o aumento é justo, ora admitir este tipo de argumento é o mesmo que aceitar que na Vale seus executivos se auto aumentassem nos salários mensais até o limite do caixa, pois a Vale pode perfeitamente pagar tais aumentos.

Sabemos que não é assim que a coisa funciona. Os Srs. Vereadores precisam entender que temos outras categorias trabalhando para a municipalidade que são mais úteis a população em geral e que nem de longe sonham em obter aumentos desta magnitude. Ou será que professores e profissionais da área da saúde terão o mesmo direito? Aí vai haver o argumento de que não há dinheiro, mas na época da campanha muitos dos atuais vereadores reeleitos disseram que iriam lutar para a melhoria dos salários e das condições de trabalhos dos servidores municipais, a demonstração que dão é de que quando assim falavam estavam se referindo a si próprios.

Acredito que os oportunistas estão sim de caso pensado de olho na crise que está aí e já tratam de garantir suas rendas mesmo que a arrecadação dos municípios desabe frente à conjuntura que temos pela frente o que tornaria tais aumentos além de injustificáveis como agora, mas inaceitáveis diante do caixa do município, “farinha pouca meu pirão primeiro” diz o dito popular.

Os vereadores devem ter estudado muito Maquiável, mais precisamente “O Príncipe”, onde o escritor ensina que o povo tem memória curta e que assim os remédios amargos e as ações políticas impopulares devem ser feitas de pronto e de uma só vez, pois logo a poeira baixa, eles irão receber seus ricos vencimentos, mais todas aquelas verbas para os gabinetes, mais os cargos comissionados que irão indicar na mesa diretora e tudo voltará ao normal.

Lembro mesmo que esta normalidade é a de uma Câmara Municipal voltada para a aprovação de votos de louvor, mudança de nomes de ruas entre outras atividades inúteis desempenhadas por suas excelências (minúsculo mesmo) em desfavor de seus traídos eleitores. Duvido que estes reeleitos que contribuíram para este assalto ao Erário se reelegeriam se as eleições fossem neste domingo.

Publicado por Délio Prates

COMENTÁRIOS

07:44h - 05/11/2008

Fernando Claro Dias

Caro Délio Prates, tudo bem?

Minha vontade suprema era a de discordar do estimado com veemência.

Tenho, porém, que me curvar à sua análise - e o faço contrariado - e enfrentar o teclado do computador para afirmar, com tristeza e vergonha mas não com desânimo, ao contrário, com maior indignação e vigor, que vamos prosseguir na luta pela Ética em todo o país, para o bem do Povo Brasileiro.

Este seu comentário, esta análise deveria servir como padrão para uma Campanha pela Ética.

Chego a pensar que se a corrupção for banida de um só golpe o país entrará em colapso, os três Poderes ficarão imobilizados e a economia e o abastecimento ficará estrangulado.

Fico a me perguntar como irão se reunir para legislar sem que isso se configure um tipo penal?

Saudações solidárias,

Fernando Claro
http://OCLARO.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...