Direto da Fonte do Conselho Federal da OAB - Brasília
http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=17183
Artigo: Hora de julgar a justiça
Vitória (ES), 21/06/2009 - O artigo "Hora de julgar a justiça" é de autoria do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo, Antonio Genelhu, e foi publicado na edição de hoje (21) do jornal A Gazeta (ES):
"Uma semana é pouco tempo para passar a limpo um Tribunal de Justiça atingido no peito pela Operação Naufrágio, mas é um período suficiente para tirar muita poeira que ainda pode estar debaixo do tapete. Primeiro porque os juízes do CNJ que desembarcarão no Estado fiscalizarão de atos administrativos a congestionamento processual.
Segundo porque, na audiência pública marcada para quinta-feira, tudo pode acontecer. Basta se inscrever, levantar a mão e lançar queixas no ar. Não se trata de um tribunal de inquisição, mas, de certa forma, o Judiciário estará do outro lado da mesa, na incômoda posição de quem senta no banco dos réus.
Presidente em exercício do TJES, o desembargador Álvaro Bouguignon avalia que, se não há nada a esconder, qual o problema de um grupo de aperfeiçoamento passar um pente-fino nas ações da Justiça? Nenhum.
Ocorre que, embora sucessivas demonstrações de tentativa de aperfeiçoamento tenham sido apresentadas nos últimos meses, é a primeira vez que a roupa suja será lavada em público.
"Os problemas não são criação nossa. O CNJ tem tentado resolver isso pelo país afora", assinala Bourguignon.
Fazendo uma autocrítica, o desembargador antecipa as possíveis falhas que serão encontradas na estrutura do TJES. Uma delas é o excessivo número de cargos comissionados, uma prática que, na opinião dele, contribui para a pouca eficiência administrativa.
Outra é a inexistência de um sistema eletrônico de controle de freqüência dos servidores. A exigência de permanência do juiz em comarcas do interior nem sempre é cumprida à risca no Estado e pode ser avaliada.
Bourguignon garante que medidas estão sendo adotadas para corrigir essas e outras deficiências, e esclarece que nem só de problemas vive o TJES: "Estamos inteiramente informatizados e temos uma rigorosa legislação antinepotismo". Mas quem vai colocar os prós e contras na balança é o CNJ.
Presos como animais Por que não agiram antes?
Não se pode dizer que o governo do Estado foi pego de surpresa com a crise do sistema prisional e o pedido de intervenção federal no Estado.
Desde 2001, dezenas de notificações foram feitas pela Vara de Execuções Penais dando o exato retrato do caos. Em 2006, houve a interdição da Casa de Custódia de Viana, na época em que o juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos (foto) ainda era o responsável por essa área - depois ele foi afastado das funções e hoje é o presidente da Comissão Nacional de Apoio às Penas Alternativas.
Na época, a interdição na Cascuv foi revogada pelo TJES. Agora, sob pressão do CNJ, mutirões carcerários e novas interdições surgiram. E foi preciso que o Estado recebesse uma ordem judicial para fazer o básico: a limpeza das unidades prisionais. No vídeo que o CNJ gravou em Novo Horizonte, Serra, há relatos de que havia mais de 20 ratos entrando e saindo dos contêineres.
Esse é o lado B do Espírito Santo.
O Poder Judiciário está escancarado para receber críticas e sugestões.
Escritos indignados e propositivos de Fernando Claro. Contra direita golpista e contra as mídias que desinformam e mentem. Pela Soberania do Brasil. Pela Supremacia da Constituição Federal. Pela tolerância, compreensão e respeito para com as diversidades. Em defesa dos Direitos Humanos. A hora é essa! Vamos nessa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!
.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...
-
Coletivos de professores realizam carreatas neste domingo contra aulas presenciais - Século Diário Considere colaborar para manutenção dest...
-
Covas cumpriu só 41% das metas prometidas em SP - 31/12/2020 - Cotidiano - Folha Você pode ser solidário colaborando para manutenção deste...
9 comentários:
Olá agredeço sua visita e por tornar-se meu seguidor.
Volte sempre!!!Tb gostei do seu blog.
Abs.
Eliane
“Um governo estadual ótimo na teoria..., por Fernando, O Claro
Em “Caminhada de Travessia – Os Primeiros Passos do Novo Governo do Espírito Santo”, livro publicado no ano de 2003, início deste Governo que está prestes a concluir seu 2º mandato - publicado pela Superintendência de Comunicação do Governo do ES, e que traz todos os objetivos do Governo Estadual em seu Plano Estratégico – Gestão 2003-2006 - somos convidados a conhecer, e inclinados a acreditar nas metas tão bem planejadas pelo Governo traduzidas pelo Provérbio Chinês: “Uma caminhada de dez mil passos se inicia pelo primeiro”.
À pagina 34 encontramos:
Eixos Estratégicos de Ação
1- Segurança Pública – Produzir melhorias, imediatas e a médio prazo, na segurança pública. Os principais objetivos são:
- cumprir com eficácia a missão de combate ao crime organizado;
- reduzir de forma significativa os índices de violência;
- dar um salto qualitativo na capacitação dos recursos humanos da área de segurança pública;
- reestruturar a Organização da Secretaria de Estado da Segurança Pública; e
- reestruturar e modernizar o sistema penitenciário.
À página 38, em complemento, e no que tange ao setor de segurança pública, encontramos o seguinte:
• Aprofundar a integração entre as instituições públicas federais, estaduais e municipais e a comunidade no combate à criminalidade;
• Apresentar resultados visíveis nas ações para desarticular o crime organizado, especialmente no que tange à corrupção, ao tráfico de entorpecentes e ao roubo de cargas;
• Reduzir substancialmente os indicadores de violência, principalmente os índices de homicídios no Estado;
• Transferir os presos das delegacias para o sistema prisional;
• Realizar em grande escala o desarmamento da população;
• ...;
• Implantar um programa integrado para atender adolescentes e jovens em situação de risco social;
• ...”.
O Claro
Querido, é sempre um prazer vir te visitar e colher as informaçõs que sempre tens a passar.
Um bom domingo a vc.
bjus.
Elaine Siderlí.
Caro escritor, fico feliz que tenha se interessado em acompanhar meus blogs de poesias e citações e lhe agradeço pelo carinho. Já estou seguindo muitos blogs e temo não ter tempo para dar atenção a todos, além de me restringir a acompanhar blogs que tratem do tema poesia, mas virei visitá-lo oportunamente. Mais uma vez, obrigada por seu carinho. Um abraço.
Caríssma Eliane, tudo bem?
Grato pela visita.
Eu tabmbém gostei muito do seu blog.
Saudações,
O Claro
Prezada Elaine, tudo bem?
Volte sempre que desejar, pois de minha parte, sempre que eu puder, visitarei seu espaço.
AbraçOClaro
Estimada poeta Úrsula, tudo bem?
Não sou escritor nem jornalista, mesmo assim sou-lhe grato por me chamar de escritor.
Sou apenas um advogado e blogueiro engajado na conquista e defesa Soberania do BRasil.
Cordiais Saudações,
O Claro
Muito obrigada meu caro escritor pela expressão de seu carinho em minhas páginas. Grande abraço.
Nada a agradecer caríssima Úrsula, pois apenas constatamos que suas páginas são maravilhosas por mérito seu.
Apertado e caloroso abraço,
O Claro
Postar um comentário