segunda-feira, 13 de abril de 2009

SOBRE A DEVASTAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, pela ilustre patriota, Márcia Benevides Leal

O prédio do Cassino da Urca, a Amurada da Urca, a Ponte na Avenida Portugal e o Quadrado da Urca foi destombado durante o governo César Maia.

E o que você tem com isto? Não é mesmo?


A importância destes espaços é que contam um pouco da historia da Guanabara no tempo do inicio da TV, dos grandes teatros de Revistas, dos nossos artistas e muitos ainda estão ai em plena atividade. Por sua arquitetura! Mas, temos ali, também, um espaço que foi freqüentado pelos alemães antes do Brasil entrar na 2º Guerra Mundial e com certeza há importância nisto, pois temos em Santa Cruz na Base Aérea o hangar do Zeppelin e vários prédios espalhados pela antiga Guanabara. Não estou reverenciando a Alemanha, embora tenhamos sangue germânico correndo em nossas veias pelo menos desde 1550 quando Hans Standen esteve por aqui e desde Santa Catarina até Pernambuco ele passou. Mas, com certeza muitas tramas importantes foram passadas ali na Urca que na época era o “local” de encontro antes de entrarmos na guerra: os nortes americanos ficavam no Nordeste e os alemães aqui. Não é a história deles, mas a nossa! A história deve ser contada e seus registros preservados. Qual o mal que fará a cidade este belo cartão postal? A Urca tem grande parte de seu território sobre aterro e demolir algo que vai ser tomado pelas águas que sobem pelas mudanças climáticas é um absurdo.

Gostaria de saber o que este Sr. César Maia fez de bom pelo município do Rio de Janeiro: pintou calçamentos nos sinais para serem vistos de cima? Distribuiu computadores a valer? Uma coisa sei que fez: o buraco que chamam de “CESAR MAIA” ajudou a impermeabilizar o prédio da Bolsa de Valores ali perto. Será que será um monumento ao megalomaníaco César Maia que pretendiam fazer na Urca?

A carta de Pero Vaz Caminha ficou 300 anos longe dos olhos da humanidade, mas hoje a temos e nos conta o que viram os grandes navegadores quando aportaram a Terra dos Papagaios. Aqui destruímos tudo para não deixar vestígios que no futuro ajudariam até a resguardar vidas.

No Recife descobriram a Primeira Sinagoga das Américas e foi de lá que partiram os primeiros cristãos novos a chegar ao que, hoje é Nova Yorque. Não gostaria que fossemos aquela esta cidade , mas a descoberta leva muitos turistas a Recife e isto trás renda ao povo.

Embora o caso da Urca seja mais “romântico e singelo”, “arquitetônico” com pitadas de “espionagem”, quem sabe??? Não deixarei de fazer a minha observação sobre o descaso com que estão tratando nossos recursos hídricos e aumentando as áreas de risco de enchentes e contaminação bem como escasseando em prol de um desenvolvimento que não virá, por pura teimosia: como se fossemos crianças. A carta relatando o descobrimento ficou esquecida por 300 anos, mas os mapas do DSBF e do DNOS, não! O desconhecimento dos fatos e da lei não promove a imputabilidade, pois criaram a qualificação de crimes: dolosos ou culposos. Mas, a omissão também é crime! E creio que todos sabem em como se aumenta a pena!

Vida longa ao espaço na Urca, antes que as águas da Guanabara o cubram.

Márcia Benevides Leal cidadã brasileira e moradora em Marica a quem chamam de radical, arisca, de difícil trato, mas que jamais responderá por omissão .

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...