domingo, 11 de janeiro de 2009

BLOG DO SENADOR PAULO PAIM: Pobreza, dados preocupantes

FONTE: BOG DO SENADOR PAULO PAIM - PT-RS

Quem sou eu

Nome: Paulo Paim
Local: Canoas, Rio Grande do Sul, Brazil
Senador pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul; Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Veja a biografia completa no link www.senado.gov.br/paulopaim
Visualizar meu perfil completo

10.11.08

Pobreza, dados preocupantes

O Ipea realizou estudo sobre a pobreza no Brasil, baseado em dados da Pnad 2007.

Ficou comprovado que 14 milhões de jovens brasileiros, na faixa etária entre 15 a 29 anos (30,4% da juventude do país), associam a vida à extrema pobreza.

Os 10% mais ricos no Brasil detêm 75% da riqueza, segundo o IpeaA.

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) 2008, calculado com base nas despesas de consumo das famílias com renda de 1 a 2,5 salários mínimos mensais (de R$ 415,00 a R$ 1.037,50), subiu 0,66% em outubro, após registrar queda de 0,57% em setembro, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas.

Precisamos ter em mente que, passar os olhos pela pobreza não é o mesmo que sentir fome, que dormir ao relento, que sentir dor e não ter como por fim a ela.

Não é, nem de longe, o mesmo que perceber o mundo sem se sentir parte dele. A pobreza de um, diz respeito a todos.

Na construção de uma nova realidade todos devem fazer a sua parte.

postado por Senador Paulo Paim PT/RS @ 18:03 28 Comentários

Um comentário:

O CLARO disse...

Fernando Claro disse...
EStimado Senador Pulo Paim,

Tudo bem?

Por mais que participemos deste blogue com nossos apelos, anseios, homenagens por algumas conquistas ficamos um tanto constrangido ao perceber quão difícil é para o Senador manter-se próximo de suas bases.

Para se chegar ao Senador passa-se por uma quantidade farta de assessores, e nossos pleitos nem sempre são entregues e atendidos da forma como merecemos.

Diante desta luxuosa mesa que ostenta o gabinete do Senador, podemos depreender como deve ser custoso e difícil não ficar ofuscado por estes mimos da Corte.

Esta fotografia exibindo todo este fausto constrange a nós desvalidos e que somos a razão de existir do cargo que o Senador ocupa.

Ainda que seu histórico de lutas seja positivo esta imagem é negativa, pois nos remete ao tempo do Império onde as elites decidiam sobre tudo e sobre todos sem nos consultar.

Até mesmo esta nossa participação virtual pela internet será estéril se não for transformada em práticas de mobilização concreta para atuação na sociedade através dos movimentos sindical, populares e de comunidades.

Nós só faremos Democracia e obteremos cidadania se formos estimulados pelo Senador Paim a nos organizarmos eficaz e efetivamente nas praças, nas ruas, nas escolas, nos movimentos de bairro enfim, na vida real, longe dos computadores, ferramenta de poucos privilegiados como nós.

Saudações sinceras e pela mobilização no ombro-a-ombro nas ruas, trocando energia, na sinergia, em congregação e unidade de propósitos pelo fim do arrocho dos salários e das aposentadorias corroídas que só nos trazem desespero e vergonha.

Os empresários querem rasgar a CLT retirando-nos sagrados direitos conquistados com muita luta e muito sangue.

Com esta Crise Internacional bandida os empresários e as grandes nações vão querer que paguemos a conta, com o desemprego, redução de salários, e perdas de direitos trabalhistas.

A tal da “flexibilização das leis trabalhistas” deve ser entendida como um golpe contra os Trabalhadores!.

O Povo Brasileiro não pode, não deve e não pagará a conta da crise internacional!


Por um 2009 para além da crise!

Fernando, O Claro

http://OCLARO.blogspot.com/
Vitória do ESpírito Santo e de todos, 02 de janeiro de 2009

EStimado Senador Paulo Paim,

Tudo bem?

Acompanho e participo de seu blogue há um tempo considerável.

Sua atividade política, há cerca de trinta anos.

Não posso coonestar e levar a sério comentários feitos no anonimato, até porque é vedado pela Constituição Federal escrever sem declarar seu verdadeiro nome.

Muito sse utilizam de expedientes de nomes falsos (conheço um caso no seu blogue que serve como paradigma: tem mais de doze nomes ligados à uma pessoa).

Isto não é correto, pois retorna para meu enderreço eletrônico como SPAM. Desconheço as razões de quem escreve no anonimato, uma vez que o blogue e o trabalho e ações que aqui se desenvolvem são legítimas e legais.

Todo cidadão tem o direito de pleitear, exigir, cobra dos agentes públicos e participar da vida política de forma transparente, até, querendo, incluindo seu título de eleitor na postagem.

Assim como eu, teria autoridade moral e ganharia credibilidade por exercer um direito/dever cívico por ser um Òtimo Cidadão!

Serve, pois, a presente como sugestão e solicitação para que o Senador não aceite mais comentários que não tenham um cidadão indetificado, na forma da lei.

Saudações fraternas, inclusivas e com amplas liberdades.

Fernando, O Claro

http://OCLARO.blogspot.com

11/1/09 12:56

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...