FONTE: JORNAL GAZETAONLINE.COM.BR
Americanos descobrem petróleo no pré-sal capixaba
01/10/2008 - 00h00 (Outros - A Gazeta)
São Paulo
A petroleira americana Anadarko anunciou ontem a descoberta de um reservatório de petróleo abaixo da camada de sal na Bacia de Campos, mas no litoral do Espírito Santo, no bloco denominado BM-C-30.
É a primeira vez que uma companhia estrangeira encontra óleo no pré-sal no Brasil ? todas as descobertas verificadas até agora foram em blocos operados pela Petrobras.
Segundo a companhia, o reservatório tem características similares ao de Jubarte, no Litoral Sul do Espírito Santo, onde a Petrobras já iniciou a produção no pré-sal, e onde estima ter encontrado até 4 bilhões de barris de petróleo.
A Anadarko ainda não fez projeções do volume, limitando-se a dizer que o reservatório tem 50 metros de espessura. "O processo ainda está no início e planejamos continuar a perfuração rumo a objetivos mais profundos", afirmou, em nota, o vice-presidente de exploração internacional da companhia, Bob Daniels.
A primeira descoberta foi feita a uma profundidade total de cerca de 6 mil metros. A empresa espera chegar a mais de 7 mil metros. O BM-C-30 fica entre o Parque das Baleias, onde está Jubarte, e o campo de Roncador, o segundo maior em atividade no Brasil.
Divisão
O bloco está sob a concessão, operada pela Anadarko (30%) e dividida entre a EnCana Brasil Petróleo (25%), Devon Energy do Brasil (25%) e SK do Brasil (20%). O poço está sendo perfurado pela sonda Deepwater Millenium, da Transocean, e terá sua perfuração final atingindo a até 6.024 metros de profundidade.
O projeto foi inicialmente batizado de Wahoo. Na nota, a Anadarko afirmou ainda que precisa de avaliações adicionais para delimitar os volumes do reservatório.
A companhia ainda pretende explorar outra área do pré-sal no litoral brasileiro, também na bacia do Espírito Santo. O bloco é todo de empresas estrangeiras: além da Anadarko, também a Devon é americana, a EnCana é canadense e a SK é sul-coreana.
Descoberta derruba 'monopólio' da Petrobras
Momento. A descoberta anunciada ontem pela Anadarko, operadora do campo BM-C-30, chega exatamente na hora em que há polêmica em torno da definição sobre a propriedade do óleo e gás produzidos no pré-sal.
Liderança. Até agora, as descobertas feitas nesta nova fronteira do petróleo no Brasil foram feitas em campos onde a Petrobras tem participação única (caso de Jubarte) ou majoritária (caso dos campos na Bacia de Santos).
Marco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou para depois das eleições municipais a divulgação do estudo sobre a criação de um novo marco regulatório para a produção de petróleo no Brasil.
Controle. O marco poderá mudar a propriedade e controle dos campos do pré-sal, e o governo federal quer rever a lei que define a distribuição de royalties.
Briga. Governadores e prefeitos de Estados e municípios produtores não querem perder arrecadação.
Vale compra mais uma parte de bloco exploratório
Rio de Janeiro
Em mais um movimento para ampliar sua participação no setor de petróleo, a Vale comprou 17,5% do bloco exploratório BM-ES-28, na Bacia do Espírito Santo.
Trata-se da terceira aquisição da companhia este ano, após a estréia em leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em novembro do ano passado.
Duas operações foram feitas com a anglo-holandesa Shell, com quem a Vale assinou acordo de cooperação em meados de 2007.
A compra de parte do BM-ES-28 foi aprovada pela ANP no último dia 18.
A fatia pertencia à Shell, que permanece como operadora do projeto. Em março, a Vale já havia comprado 50% da multinacional no bloco BM-ES-27, também no litoral capixaba.
Segundo palestra recente do vice-presidente de exploração e produção da Shell Brasil, Stephen Whyte, os dois blocos terão poços perfurados nos próximos dois anos.
A Vale não quis comentar a operação. Ao anunciar sua entrada no segmento de óleo e gás, a companhia argumentava que precisava garantir suprimento de energia para suas operações.
Números
4 bilhões
É o tamanho estimado da reserva de petróleo na camada de pré-sal do Espírito Santo. O número representa metade do campo de Tupi, em SP.
500.000 barris
É a produção estimada de petróleo, por dia, no Litoral Sul no Estado, segundo a Petrobras.
Escritos indignados e propositivos de Fernando Claro. Contra direita golpista e contra as mídias que desinformam e mentem. Pela Soberania do Brasil. Pela Supremacia da Constituição Federal. Pela tolerância, compreensão e respeito para com as diversidades. Em defesa dos Direitos Humanos. A hora é essa! Vamos nessa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!
.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...
-
Coletivos de professores realizam carreatas neste domingo contra aulas presenciais - Século Diário Considere colaborar para manutenção dest...
-
Covas cumpriu só 41% das metas prometidas em SP - 31/12/2020 - Cotidiano - Folha Você pode ser solidário colaborando para manutenção deste...
Nenhum comentário:
Postar um comentário