terça-feira, 30 de setembro de 2008

CORRUPÇÃO MATA. Análise de Délio Prates, do Jornal Folha Vitória. Comentário do OCLARO.

FONTE: JORNAL FOLHA VITÓRIA - COLUNA DE DÉLIO PRATES.

Délio Prates

Advogado, Especialista em Direito Empresarial; Contador; Diretor da Faculdade Candido Mendes de Vitória, Secretário Geral da Transparência Capixaba; Conselheiro do Conselho Estadual de Ética Pública.

E-mail: delio.prates@folhavitoria.com.br

25/09/2008 às 14h46

Corrupção mata


Nesta semana o Brasil foi reprovado mais uma vez na prova da percepção da corrupção, como no ano passado nossa nota foi de 3,5 no IPC 2008 – Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional.

Tirar 3,5 numa nota que poderia chegar a 10 é um sinal de que alguma coisa está mal no país. A Transparência Internacional considera que países que tem notas abaixo de 3,0 são aqueles em que a corrupção é endêmica, onde ela afeta todos os setores da vida da sociedade, e nós estamos próximos deste limiar.

Podemos também observar que o índice de 3,5 está mostrando claramente que as notas do Brasil estão abaixo de nossa média histórica de 3,64 nos últimos 14 anos e mostra que se continuar a repetir esta nota nossa média tem a tendência de queda.

Mas o que significa toda esta sopa de números que os jornalistas adoram e que a maioria das pessoas tem dificuldade de entender e assimilar o seu real significado e utilidade.

O índice brasileiro demonstra cabalmente a total ausência de uma política de estado coordenada e estruturada de combate a corrupção, política esta que não pressupõe uma tacada única, o combate efetivo à corrupção e a improbidade administrativa deve ser conduzida como uma soma de pequenas atitudes da sociedade coordenadas pelo poder público que somadas produzirão um efeito reparador na convivência dos cidadãos como um todo.

Seria como, por exemplo, não se tolerar de uma vez por todas com a parada e/ou estacionamento irregular nas cidades, parou em fila dupla mesmo que por uns poucos minutos, sem trancar o carro, mas resultaria numa multa, em caso de demora guincho no carro, com todos os ônus que isto representa. Os pequenos atos corruptos dos cidadãos, como no caso de parar em local proibido, “só por uns minutinhos” ou andar sem cinto de segurança, “são só duas quadras”, todas estas pequenas transgressões também são atos de corrupção, levam á banalização dos atos e chega à tolerância para com a grande corrupção, do tipo “rouba, mas faz”.

No Brasil vemos muitos políticos que são políticos profissionais a vida toda, seus salários como políticos são conhecidos de todos e sabe-se que sua origem familiar não é de ricos, de repente aparece o sujeito, rico, com um patrimônio muito acima do que poderia se esperar dos salários que os seus cargos lhe pagaram e fica por isto mesmo, não seria o caso de se questionar de onde vem o talento excepcional para os negócios, quando tivermos tolerância zero para a má origem do patrimônio destes novos ricos da política, também teremos uma melhoria nos índices como o IPC da Transparência.

Como a própria Transparência Internacional divulgou nesta ultima pesquisa muitas das vezes o ato corrupto significa a diferença entre viver e morrer para o cidadão que se encontra aguardando o atendimento em um dos muitos corredores de Prontos Atendimentos por este Brasil afora, ou alguém duvida que o dinheiro do mensalão, para me ater ao maior dos casos de corrupção, aplicado no Ministério da Saúde não salvaria pelo menos uma vida destes negligenciados indigentes cidadãos brasileiros? E o IPC do Brasil estagnado 3,5!

Publicado por Délio Prates 1 Comentário

Comentários

--------------------------------------------------------------------------------
03:03h - 29/09/2008
Fernando Claro

EStimado Délio Prates,

Tudo bem?

Infelizmente não posso discordar de sua constatação e análise até por que sou vitimado e molestado pelos agentes públicos dos executivos federal, estadual e municipal de forma reiterada e cruel.

Contudo vejo mudanças através do Portal da Transparência disponibilizado pelo governo federal coisa que o governo estadual do ES, e a PMV não acompanhou, numa total demonstração de soberba e "se achismo" numa flagrante afronta contra a cidadania.

Afirmo e reafirmo que não é dever do cidadão paparicar gestor público ou outro agente público dos três poderes. A função primacial e fundamental deles é prestar serviços de qualidade para o Povo Brasileiro, na forma do artigo 37 da CF e demais ordenamento jurídico.

O Político Profissional jamais representará e respeitará o povo e o sufrágio porque após eleito deixa de ser cidadão passando a viver num mundo alheio onde não enfrenta fila, não faz compra em feiras nem em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos e sequer entram numa Unidade de Saúde para fiscalizar, certamente com medo de ser infectado e de se misturar com o povo miserável, punido e mal pago, que só lhe servem em épocas de eleição, como massa de manobra, tal estamos a ver.

Vivem uma esquizofrenia e jamais se achegam próximo dos problemas da comunidade, e sequer sabem quanto é uma taxa de lixo, gás ou água. Já não colocam mais a mão nos bolsos para fazerem compras. Vivem no conforto, mimos e mordomias do poder descaracterizando-se pela máquina política de uma democracia representativa insuficiente, ineficaz, infrutífera, iníqua e infeliz.

O trato com a coisa pública já se vulgarizou e estiolou-se o bom caráter de quem o tinha, tornando-se abomináveis criaturas que se movimentam para satisfazerem seus pares e sócios de empreitadas estranhas, conforme nos faz prova o caso da vergonhosa utilização da verba indenizatória por alguns parlamentares já com histórico maculado e outros debutando neste horrendo episódio.

Somos vitimados por setores dos três podres Poderes.
O joio deve ser separado do trigo e estamos assistindo o barulho de um novo tempo.

Somente através de uma democracia do povo, pelo povo, para o povo e COM o POVO, tal como numa democracia direta, tomaremos a direção de nosso destino.

Político profissional, com as nobres exceções que confirmam a regra, é coisa anacrônica, cruel, despudorada e vergonhosa.

Haverá um momento em que se envergonharão diante de sua prole e se dobrarão aos ditames da ética.
Isso tem que mudar e já está mudando com esta prática do controle externo de cada um dos três poderes, purulentos até então, mas com grande chance de recuperação e regeneração até nova camada epitelial no devir.

Esse é nosso alento.

A hora é essa, vamos nessa?

Saudações fraternas,
Fernando, OCLARO.blogspot.com.br "

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...