DE SUN TZU, A ARTE DA GUERRA A EDUARDO GALEANO, O TEATRO DO BEM E DO MAL - Editado por Fernando Claro Dias

DE SUN TZU A EDUARDO GALEANO
Por Fernando Claro Dias

“ O ESSENCIAL NA GUERRA É A VITÓRIA E NÃO AS OPERAÇÕES PROLONGADAS.
O MÁXIMO DE HABILIDADE É SUBJUGAR O INIMIGO SEM LUTAR
2. Li Ch`üam: Quando o exército parte para o estrangeiro, o tesouro em casa fica vazio.
3. Na guerra o objetivo principal é a vitória. Se esta tardar, embotam-se as armas e deprime-se o moral. Quando as tropas atacam cidades, suas forças ficam exauridas.
4. Quando o exército faz campanhas demoradas, os recursos do Estado já não bastam.
5. Embotadas as armas, arrefecido o ardor, exauridas as forças e esvaziados os cofres, os governantes vizinhos aproveitar-se-ão da tua desgraça para agir. E ainda que contares com avisados conselheiros, nenhum deles se mostrará capaz de elaborar bons planos para o futuro.”

O TEATRO DO BEM E DO MAL – EDUARDO GALEANO

“A guerra contra o terrorismo será longa”, anunciou o presidente do planeta. Má notícia para os civis que estão morrendo e morrerão, excelente notícia para os fabricantes de armas.
Não importa que as guerras sejam eficazes. O que importa é que sejam lucrativas. Desde o 11 de setembro, as ações d General Dynamics, Lochheed, Northrop Grumman, Rayltheon e outras empresas da indústria bélica subiram verticalmente em Wall Street. A bolsa os ama.
Como já ocorreu nos bombardeios do Iraque e da Iugoslávia, a televisão raramente mostra as vítimas no Afeganistão: está ocupada na exibição da passarela de novos modelos de armas. Na era do mercado, a guerra não é uma tragédia, mas uma feira internacional. Os fabricantes de armas precisam de guerras comoo os fabricantes de abrigos precisam de invernos.”

* A Arte da Guerra – Sun Tzu – Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza e Klauss Brandini Gerhardt – Editora PAZ E TERRA
* O teatro do bem e do mal. Eduardo Galeano – Artigos publicados em jornais e revistas reunidos por Emir Sader e Eric Neponuceno – O editor, Ivan Pinheiro Machado e o tradutor, Sergio Faraco acompanharam a ideia - Ed. L%PM 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Umberto Eco: 14 lições para identificar o neofascismo e o fascismo eterno | GGN | O CLARO: A Revista Samuel reproduz o texto de Umberto Eco Ur-Fascismo, produzido originalmente para uma conferência proferida na Universidade Columbia, em abril de 1995...

'Risco de economia permanecer estagnada é visível a olho nu', diz presidente do IBGE - 05/12/2016 - Mercado - Folha de S.Paulo | O CLARO: Triste ver nosso país indo pro buraco!

Lei que pune homofobia em SP já aplicou cem advertências e 15 multas - 07/11/2016 - Mônica Bergamo - Colunistas - Folha de S.Paulo