segunda-feira, 6 de junho de 2011

ES: 'Casagrande destacou que municípios são importantes aliados. Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome esteve presente no ES

'Casagrande destacou que municípios são importantes aliados. Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome,Tereza Campello, foi a Vitória prestigiar ato'

'VITÓRIA - Com a meta de retirar 31.614 famílias capixabas da situação de extrema pobreza, o governador Renato

Casagrande lançou nesta segunda-feira (6), no Palácio Anchieta, o Programa Estadual de Combate a Pobreza

O programa visa agregar o acompanhamento das famílias, acesso aos serviços do Estado nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes em parceria com os municípios, empresas públicas e privadas, e organizações da sociedade civil, o governo estadual quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico do Estado.

“Estamos começando um grande trabalho, que já possui algumas ações em andamento e outras que serão iniciadas em breve, mas que convergem para o mesmo objetivo, que é cuidar dos capixabas em situação de vulnerabilidade social e dar oportunidade de uma vida melhor a quem mais necessita”, destacou o governador (foto).

Renato Casagrande avalia que os municípios são importantes aliados neste trabalho de assistência social e, por isso, terão acesso facilitado a recursos para atender à população mais carente.

“Reduzimos a burocracia e vamos trabalhar com repasses fundo a fundo, para que não exista a necessidade de celebração de convênios, o que poderia atrasar a execução dos projetos sociais”, disse.

A Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Tereza Campello, esteve presente no lançamento, onde parabenizou o governo estadual pela criação do plano.

“O Governo do Estado está de parabéns pelo lançamento do programa Incluir. O Brasil cresce, o Espírito Santo cresce permanentemente porque fazemos a distribuição de renda. Estamos alcançando os extremamente pobres, incluindo essas pessoas em nossos programas sociais a fim de emancipá-las”, disse a Ministra

Ainda segundo Tereza Campello, é possível acabar com a miséria no país, desde que todos (Federação, Estados , Municípios, Sociedade Civil) participem dessa grande missão. “Só vamos atingir nossa meta se houver a participação efetiva de todos nessa estratégia”, concluiu.

\"O Incluir (Programa Capixaba de Combate a Pobreza) foi criado com base na filosofia de que a melhor política é a de desenvolvimento social. Ele é fruto do que já conquistamos nos últimos anos. É um círculo virtuoso, que estamos ampliando e aperfeiçoando. Um modelo de compromisso profundo com os mais pobres\", destacou o secretário Rodrigo Coelho.

O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Incluir vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais (públicos e privados) e esforços, são uma das metas do programa.


As equipes de profissionais farão uma procura minuciosa na sua área de atuação com o objetivo de localizar, cadastrar, e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema. Serão aplicados pelo Estado, diretamente na estratégia de acompanhamento das famílias R$ 246 milhões.

O Incluir tem por objetivo articular e promover uma rede de ações e projetos, acesso a educação, esporte, cultura, geração de emprego, renda e promoção da cidadania em áreas de maior vulnerabilidade social. O programa busca promover a articulação de políticas públicas em uma perspectiva integral, ampliando a presença do Estado onde a população mais necessita.

Durante a solenidade de lançamento do Incluir, o governador Renato Casagrande, assinou o decreto do repasse regular automático fundo a fundo, o termo de cooperação técnica entre os bancos comunitários, o Bandes e o Banestes, e o Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação profissional de Condutores de Veículos automotores que foi enviado para a Assembléia Legislativa.

COM INFORMAÇÕES DA SECOM/ES'

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...