quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ophir vai a ato de repúdio à quebra de sigilo profissional dos advogados

Fonte: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=20531

O ato público na sede da OAB-MS, em Campo Grande, contará com a participação de Ophir Cavalcante.
(Foto: Eugenio Novaes)
Ophir vai a ato de repúdio à quebra de sigilo profissional dos advogados



Brasília, 09/09/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, estará hoje (09) em Campo Grande (MS) onde irá participar de ato público em defesa da advocacia sul-mato-grossense, principalmente após a justiça ter autorizado a quebra de sigilo das conversas profissionais entre os advogados e seus clientes no interior do presídio federal de Campo Grande. "O direito do advogado de entrevistar reservadamente o seu cliente, além de estar previsto em lei, representa o reconhecimento da importância da defesa no estado de direito. Sem ela não há democracia e sem democracia não há liberdades", afirmou Ophir. O ato será realizado na sede da Seccional da OAB.

A existência de equipamentos de gravação de áudio e imagem nos parlatórios do Presídio Federal de Campo Grande foi confirmada no dia 24 de junho deste ano. A inspeção foi realizada a pedido do juiz federal e corregedor do Presídio, Dalton Igor Kita Conrado, que, na ocasião, desligou e lacrou os equipamentos.

Ao destacar a importância da presença de Ophir Cavalcante no ato, o presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte, afirmou que a manifestação tem a finalidade de fortalecer o exercício da advocacia e a defesa das prerrogativas do advogado. "A existência dos grampos nos parlatórios do presídio federal foi um duro no golpe na profissão", destaca Duarte.

"A alegação de que os equipamentos são necessários porque em alguns casos o advogado pode ser investigado é infundada, visto que esses casos compõem uma minoria ínfima na classe com mais de 14 mil pessoas só no Estado", ressaltou o presidente da Seccional da OAB do Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...