segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasil pode "instigar" o apetite dos investidores, acredita FMI

Direto da Fonte do Jornal Correio do Brasil

http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=158293

4/10/2009 13:09:59

Brasil pode "instigar" o apetite dos investidores, acredita FMI

Por Redação, com Reuters - de Istambul

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não poupou no domingo elogios à performance econômica do Brasil durante a crise econômica global, dizendo que seu retorno ao crescimento e às políticas fortes pode "instigar o apetite" de investidores.

Nicolas Eyzaguirre, diretor de Hemisfério Ocidental do FMI, disse que o Brasil deve recuperar-se da crise mais rapidamente que qualquer outro país latino-americano, beneficiando-se de uma retomada forte das exportações de commodities à Ásia e de sua política econômica forte anterior à crise.

– O Brasil vai instigar o apetite dos mercados de capitais devido à solidez de sua economia – disse Eyzaguirre.

– O problema do Brasil é como administrar a abundância. O país provavelmente é o que está se recuperando no ritmo mais acelerado na região – disse.

Ele declarou que a recuperação brasileira ganhará ímpeto se a recuperação da economia mundial não tropeçar e se os preços das commodities continuarem com sua tendência de alta.

Quando a crise começou, o Brasil apresentava uma posição fiscal forte, o que lhe permitiu aumentar seus gastos à medida que foi atingido pela recessão, com isso contrabalançando a queda. Além disso, o país possui grandes reservas de divisas, que funcionam como amortecedor da crise.

Eyzaguirre disse que Peru e Chile estão entre os países latino-americanos que estão emergindo mais rapidamente da recessão. Para ele, o maior desafio para o Brasil, Peru e Chile provavelmente será como desmontar os planos de gastos a partir do momento em que a recuperação se consolidar.

– Provavelmente o desafio para esses países será encontrar uma saída ordeira das políticas fiscais expansionistas. Eles devem receber muitos fluxos de capitais nos próximos trimestres – diss ele.

O FMI previu contração de 0,7% na economia brasileira em 2009 e um retorno ao crescimento da ordem de 3,5% no próximo ano. Alguns economistas preveem que em 2010 o Brasil já possa retornar com crescimento de até 5,5%.

Para a América Latina como um todo, o FMI prevê contração de 2,5% este ano e crescimento de 2,9% em 2010.

Um comentário:

JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

Que tal o amigo me fazer uma visita em meu blog. Fato que me faria muito honrado. Um abraço.

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...