quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ES:Mutirão de Cirurgias atendeu 500 pacientes para correção de retinopatia diabética. O CLARO: Medidas emergenciais que validam uma gestão responsável

Direto da Fonte do Portal Oficial da SESA - GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99699420

Notícias
29/08/2009 21:00 | Saúde

Mutirão de Cirurgias atendeu 500 pacientes para correção de retinopatia diabética
Fotos: Assessoria de Comunicação/ Sesa

Durante o evento foram realizados exames, consultas e marcação de cirurgias de retinoplastia diabética.

A Secretaria de Estado da Estado (Sesa) realizou o oitavo Mutirão Estadual de Cirurgias Eletivas, neste sábado (29). Aproximadamente 500 pacientes do Espírito Santo foram atendidos e contemplados com a realização de consultas, exames e marcação de cirurgias de retinoplastia diabética, ofertadas no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), em Maruípe, Vitória.

Durante todo o dia, as equipes da Sesa e do Hospital das Clínicas atenderam aos pacientes diabéticos, com sintomas da patologia. As ações começaram às 8 horas.
Estiveram presentes na solenidade de abertura do mutirão o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi; o subsecretário e o gerente de Regulação da Sesa, Francisco Dias e Deivis Guimarães, respectivamente; o diretor geral do Hucam, Emílio Maméri; a chefe do setor de Oftalmologia do Hospital, Deuzete Pavan; o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo, Luiz Nilvaldo Francisco Dias; e a superintendente Regional de Vitória, Luciléia Elle; entre outras autoridades.

Parceria

Anselmo Tozi reiterou a importância da parceria da Sesa com o Hucam e agradeceu a participação das equipes da unidade e da Secretaria, além dos médicos que atuaram de forma voluntária nos atendimentos. Ele ainda adiantou que serão realizados mais mutirões de cirurgias eletivas na Grande Vitória até o final do ano.

Segundo Tozi, o objetivo dos Mutirões de Cirurgias Eletivas é acabar com a demanda reprimida de procedimentos não urgentes no Espírito Santo. “Trata-se de uma ação emergencial acordada entre a Sesa e os prestadores de serviço para dar resposta rápida ao cidadão que aguarda cirurgia”, explicou.

O gerente da Sesa, Deivis Guimarães, destaca que, atualmente, o número de diabéticos acometidos por problemas oftalmológicos é desconhecido, pois as indicações médicas nunca foram centralizadas em um serviço especifico. “Assim, este mutirão, além de efetuar o atendimento, vai possibilitar que o Estado conheça a demanda existente”, destaca.

Um outro objetivo dos mutirões, realizados pela Sesa com um investimento total de R$ 8,6 milhões, é acabar com a demanda reprimida de procedimentos não urgentes no Espírito Santo. “A iniciativa também possibilitará que se tenha uma idéia exata da fila expectante, já que muitas indicações ficam retidas na origem”, completa Deivis Guimarães.

A retinopatia

O procedimento que corrige o problema é chamado de retinoplastia, enquanto que a doença é denominada retinopatia diabética, que é uma alteração vascular, que causa lesões na retina, podendo levar a pequenos sangramentos e, como consequência, à perda parcial ou total da visão. A retinopatia é considerada uma das mais frequentes complicações crônicas do diabetes, junto com a catarata.

A cirurgia para a correção do problema é feita a laser e este tipo de tratamento, chamado fotocoagulação, é indicado para edema de mácula (porção central da retina, responsável pela visão detalhada e central) e em situações com hemorragia e descolamento de retina.

Mutirões

A Sesa já realizou oito mutirões neste ano. Os últimos foram o Mutirão de Cirurgias Ginecológicas e Gerais e o Mutirão de Cirurgias Gerais, nas Santas Casas de Guaçuí e Iúna, no Sul do Estado, respectivamente. Estas ações beneficiaram mais de 450 pacientes, no dia 22 deste mês.

A primeira etapa foi realizada em março deste ano, também no Hucam, onde houve aproximadamente 800 atendimentos para cirurgias gerais e ginecológicas. Neste mesmo hospital, também foi feito o Mutirão de Revisão de Marcapasso, em abril.

Até o final do ano, serão realizados mutirões em mais nove unidades hospitalares, abrangendo 10 especialidades. Serão beneficiadas mais de seis mil pessoas, que passarão por 5.500 atendimentos entre consultas, exames e as próprias cirurgias.

Como funciona o atendimento:
1) O paciente deve procurar a Unidade de Saúde de seu município;

2) A Unidade de Saúde encaminha o pedido para Agência Municipal de Agendamento (AMA), que é avaliado por especialista;

3) O pedido segue para a Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados das superintendências regionais de saúde;

4) Autorizada, a solicitação retorna para a AMA, que realiza o agendamento.
Além disso, nos mutirões, todo paciente com indicação cirúrgica pode buscar o atendimento, sem ser necessário agendamento prévio. Para isto, é necessário comparecer no local portando os documentos pessoais, cartão SUS, exames e indicação cirúrgica.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Fernanda Porcaro/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllahoffmann@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...