quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Honduras: Anistia denuncia violações dos Direitos Humanos. O CLARO: LULA discursa na ONU e garante Soberania do BRasil !!!

Direto da Fonte de Americaeconomia.com.br

http://www.americaeconomia.com.br/note.aspx?Note=339973


Honduras: Anistia denuncia violações dos Direitos Humanos

Confrontos entre simpatizantes de Zelaya e policiais deixaram vários feridos; presidente deposto permanece na embaixada brasileira

Honduras

Política

Tegucigalpa. A Anistia Internacional denunciou nesta quarta-feira abusos policiais em Honduras, onde o surpreendente regresso do presidente deposto Manuel Zelaya desencadeou confrontos entre manifestantes e forças de segurança, deixando pelo menos um morto e vários feridos.

Os confrontos ocorrem em vários pontos de Tegucigalpa, inclusive diante da embaixada do Brasil, onde Zelaya se refugiou em sua tentativa de voltar ao poder, quase três meses depois do golpe militar que o derrubou, com apoio de juízes e políticos conservadores. A situação em Honduras só pode ser descrita como alarmante," disse em nota Susan Lee, diretora da Anistia Internacional para as Américas.

O governo interino de Honduras ameaça prender Zelaya se ele deixar a embaixada brasileira, cercada pelas forças de segurança desde a madrugada de terça-feira (22).
Ao longo da terça-feira, soldados e policiais lançaram gás lacrimogêneo contra seguidores de Zelaya, que reagiram com pedradas, numa batalha campal que deixou dezenas de feridos e presos. Na noite do mesmo dia, um homem de 65 anos morreu baleado em um bairro pobre da cidade, em meio a uma outra manifestação em prol de Zelaya. Outras cinco pessoas foram baleadas na quarta-feira, segundo um médico do Hospital-Escola.

"Os ataques contra os defensores dos direitos humanos, a suspensão dos meios de comunicação, os golpes nos manifestantes por parte da polícia e os crescentes relatos de prisões em massa indicam que os direitos humanos e o império da lei em Honduras estão em risco," afirmou Lee. governo interino decretou na segunda-feira um toque de recolher, que foi suspenso durante algumas horas na quarta-feira para que a população possa se abastecer em supermercados e postos de gasolina, onde grandes filas se formaram.

Os quatro aeroportos comerciais do país estão fechados. Alguns veículos de comunicação, como o Canal 36 de TV e a rádio Globo, considerados simpatizantes de Zelaya, sofreram nos últimos dias interrupções das suas transmissões, segundo a Anistia.
"Desde o começo das manifestações, os militares tentaram manter a imprensa internacional à margem, e fizeram de tudo para impor o silêncio aos escassos meios de comunicação independentes que ainda permanecem ativos no país," acrescentou por sua vez nota da entidade Jornalistas Sem Fronteira.

Apoio parlamentar

Nove deputados federais e um senador entregaram nesta quarta-feira um documento na Embaixada de Honduras, em Brasília, no qual pedem o retorno imediato do presidente deposto, Manuel Zelaya, e também dizem se solidarizar com o povo hondurenho pelo restabelecimento da ordem democrática no país.

No documento, os parlamentares afirmam que “Honduras tem um presidente constitucional, eleito pelo povo, e o Brasil agiu certo ao acolhê-lo em sua embaixada”. Os parlamentares também pedem a renúncia imediata do governo interino e o fim de toda a repressão contra os hondurenhos.

“A ONU (Organização das Nações Unidas) a OEA (Organização dos Estados Americanos) e, sobretudo, os povos da nossa América Latina hão de reconstruir a soberania em Honduras, devolvendo ao governo o presidente eleito legitimamente pelo voto popular”, dizem os deputados e senadores. Um grupo de deputados também quer ir a Honduras até sexta-feira (25) para pedir a volta da ordem democrática no país e a garantia à integridade do território brasileiro, no caso a Embaixada do Brasil, e, ainda, o respeito ao representante eleito pelo povo.

De acordo com o deputado Maurício Rands (PT-PE), caso os aeroportos de Honduras estejam fechados, eles desembarcarão em países vizinhos: Costa Rica ou Nicarágua. “Se os aeroportos de Tegucigalpa continuarem fechados, nós vamos à Costa Rica para falar com o presidente Oscar Arias, que já está há muito tempo fazendo o esforço de mediação e também à Nicarágua”, disse.

Rands condenou ainda o golpe dado pelos militares e o presidente interino, Roberto Micheletti, que presidia. “(O golpe) é um precedente muito grave na América Latina que já sofreu no passado com ditaduras militares”, disse. O deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que “é preciso garantir a integridade e a soberania do Brasil e dizer que não se aceitam mais golpes militares e truculência”.

Hoje, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento para que uma comissão externa fosse a Honduras avaliar a situação da representação brasileira em Honduras.

(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...