quarta-feira, 17 de junho de 2009

Programa Minha Casa, Minha Vida é aprovado pelo Senado. OCLARO: Um Senado na lama e uma agenda comum humanitária e moralizadora do Parlamento !!!

Direto da Fonte da Agência Senado

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=92287&codAplicativo=2


PLENÁRIO / Votações
16/06/2009 - 22h17

Programa Minha Casa, Minha Vida é aprovado pelo Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 11/09, oriundo da Medida Provisória (MP) 459/09, que institui o programa Minha Casa, Minha Vida e regulariza assentamentos localizados em áreas urbanas. O objetivo do programa é criar mecanismos de incentivo à produção e aquisição de um milhão de novas moradias pelas famílias com renda mensal de até dez salários mínimos (R$ 4.650) que residam em qualquer município do país. A matéria será encaminhada à sanção presidencial.

Plenário vota 33 projetos e limpa pauta

Minha Casa, Minha Vida: Senadores ressaltam foco nos mais pobres


A proposta, que contou com o voto favorável do relator-revisor da proposta, o senador Gim Argello (PTB-DF), foi aprovada sem as emendas apresentadas por alguns senadores, mantendo as modificações introduzidas pela Câmara dos Deputados.
Uma das mudanças feitas no PLV com relação à MP editada pelo Executivo é a especificação de que o programa será direcionado às famílias que residem em qualquer município do país. Pela MP, o programa beneficiaria somente municípios com mais de 100 mil habitantes. Outra mudança estabelece que sejam destinados R$ 1 bilhão para atender municípios com população de até 50 mil habitantes, com foco nos que têm renda mensal de até três salários mínimos (R$ 1.395).

O déficit habitacional brasileiro é estimado em 7,9 milhões, segundo dados de 2006 fornecidos pela Fundação João Pinheiro para o Ministério das Cidades. Desse total, cerca de 6,5 milhões de moradias (aproximadamente 82%) representam o déficit em áreas urbanas. A inclusão do segmento da população com renda até dez salários mínimos alcança 99,1% do déficit habitacional, conforme estudo de cruzamento entre o déficit e as famílias que demandam moradia.

O Minha Casa, Minha Vida compreende o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), além de autorizar a União a transferir recursos ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e ao Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

A União fica ainda autorizada a conceder subvenção econômica para a implementação do Minha Casa, Minha Vida em municípios com população de até 50 mil habitantes e participar do Fundo Garantidor da Habitação Popular (FGHab), com finalidade de garantir o pagamento aos agentes financeiros de prestação mensal para o financiamento habitacional, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Pela proposta, a União poderá conceder também subvenção econômica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Helena Daltro Pontual e Paulo Sérgio Vasco / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
92287

2 comentários:

Júlio [Ebrael] disse...

É meu amigo....2010 já está aí...garantir o dindim das construtoras e bancos que garantirão cargos e nomeações já é a pauta do momento...e a mer** no ventilador?? Todo mundo já se habituou ao odor...

Fernando Claro Dias disse...

Caro Ebrael, tudo bem?

Este Programa tem tudo para dar certo, até por que o PSDB, o DEM e outros partidos de oposição irão fiscalizar e denunciar possíveis maracutaias.
Daí a certeza na Transparência dos gastos e dos possíveis "gatos".
O Governo Federal, prinipalmente o Presidente Lula parece não temer sua previsão.
Aliás, o que me impressiona é, em tese, a supressão, a omissão, o silêncio e a irresponsabilidade da oposição ao Governo Lula que segue descolado com 82% de aprovação popular.
Saudações,
O Claro

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...