quinta-feira, 7 de maio de 2009

Governador Paulo Hartung e seu discurso de Posse em 2003. O CLARO: O ES, suas fases históricas e promessas e mais promessas.

Discurso de Posse na ALES em 2003

Discurso de Posse na Assembléia Legislativa do ES, em 1º de janeiro de 2003.
Cumprimentos às autoridades.

Assumo o Governo do Estado do Espírito Santo ciente das dificuldades que temos pela frente. Não me intimida o desafio. Acredito na política. Para ser mais claro, creio na política como a construção coletiva de novos caminhos.

Faço parte de uma geração que começou a militância no auge do autoritarismo, quando a política era tema proibido e a juventude era, via de regra, empurrada para um brutal processo de alienação. Nossas primeiras lições de cidadania ocorreram sob o mais extenso período de exceção e restrição às liberdades públicas da história republicana do nosso País.

Nós somos treinados a enfrentar adversidades e somos treinados a fazê-lo sem abandonar os nossos ideais, sem nos distanciar do rumo que precisamos ter.

Somos sonhadores, e temos orgulho de ser sonhadores. Temos orgulho de carregar uma utopia no peito, mas somos sonhadores com os dois pés fincados nos chão.

Está entranhado em nossa consciência o valor da liberdade de opinião, o respeito à vontade da maioria. Está entranhado entre nós também o prazer pelo debate livre e franco das idéias.
grifo do OCLARO
Nós acreditamos na unidade como forma de multiplicar forças, e multiplicar forças para atingir objetivos comuns que façam a sociedade avançar.

Nos anos de arbítrio, descobrimos o valor da justiça. Na ausência das liberdades aprendemos a valorizar o Poder Legislativo e o mandato popular.
grifo do OCLARO

Natural de Guaçuí, ainda menino vim para Vitória, passando pela Cidade de Iúna, mas guardei comigo a importância do interior do nosso Estado, no desenvolvimento econômico da nossa comunidade.

Do convívio familiar tenho orgulho de dizer que herdei os princípios de solidariedade e honestidade que norteiam a minha vida e que hoje são essenciais para iluminar novos caminhos no nosso querido Estado do Espírito Santo.

Da atividade esportiva, que tanto me mobilizou na juventude, trouxe para a vida profissional o apego à solidariedade, ao trabalho em equipe e a confiança no esforço coletivo já citado no início desse curto pronunciamento.

Minha militância política que iniciei no movimento estudantil, amadureceu como parte de um projeto político para o Estado do Espírito Santo a partir de 1982, como orgulho. E repito através desta tribuna: com orgulho.

Relembro que exerci nesta Casa o mandato de Deputado Estadual por duas vezes consecutivas. Aqui tive o privilégio de conhecer melhor a realidade do nosso Estado e tive também o privilégio de ajudar a atual Constituição do nosso Estado. Fui Deputado Federal e Senador da República. Sabem os partidos políticos, sabem os parlamentares, sabem as lideranças políticas do nosso Estado e do nosso País. Sabem todos, sabem o nosso povo que trabalhei incansavelmente para valorizar o Estado do Espírito Santo e que sempre procurei unir forças sociais e políticas pelo desenvolvimento, pela democracia, pela justiça social. Isso sempre fiz em nosso Estado e sempre participei quando tive oportunidade de militar na política nacional.

Na Prefeitura Municipal de Vitória pude por em prática a aliança da boa política com as melhores técnicas gerenciais. Descobri, e tenho carinho em dizer que descobri na prática, na prática que aprendemos na nossa militância estudantil, o que é o melhor critério da verdade, que o bom governo se faz com apoio político. Eu busco esse apoio político permanentemente na minha militância, mas não se faz só com o apoio dos políticos, se faz com o apoio da sociedade e modernamente temos que perseguir esse caminho com transparência e com abertura para que os setores da sociedade participem dessa construção coletiva, que é governar do ponto de vista da realidade que estamos vivendo, no nosso tempo.
grifo do OCLARO

Mas também descobri algumas coisas que quero citar através desta tribuna.... Descobri que para governar, precisa de competência. De competência técnica e de conhecimento. Que temos que reunir em torno da ação de governo a inteligência do nosso povo e a experiência do nosso povo. E aprendi também a valorizar o servidor público e o setor público que tem o papel enorme na articulação, na coordenação das ações da sociedade moderna.

Quero dizer desta tribuna, que usei tantas vezes nos oitos anos que estive nesta Casa, quero dizer que é hora de olharmos para o futuro e é isso que quero fazer no governo. As mudanças no nosso Estado – fui eleito pelo movimento da mudança – as mudanças não vão começar, elas já começaram.

Conclamo a todos, vamos colher juntos os resultados, vamos juntos abrir o caminho para aquilo que chamamos de Espírito Santo que dá certo: na cultura, no desenvolvimento científico, na área empresarial, na cidade e no campo.
Pedimos a Deus que nos inspire e nos dê o sentimento da grandeza da missão que assumo neste momento. Muito obrigado a todos.
grifo de OCLARO

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...