quinta-feira, 19 de março de 2009

Plebiscito vai ouvir a população capixaba sobre a venda do Banestes para o BB. O CLARO: O BANESTES não pode servir de moeda de troca...

Direto da Fonte da CUT/ES

http://www.cut.org.br/content/view/13044/170



Plebiscito vai ouvir a população capixaba sobre a venda do Banestes para o BB

Escrito por CUT/ES
12/03/2009


O Comitê em defesa do Banestes Público realiza de 16 a 22 de março um plebiscito estadual para saber da população capixaba se ela é a favor ou contra a venda do Banestes para o Banco do Brasil, como quer o governo do Estado.

O plebiscito, de acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do ES, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, é também uma forma de valorização dos instrumentos democráticos de participação popular previstos na Constituição Federal e pouco utilizados pelos governantes.

Carlão avalia que a população capixaba está dividida em relação ao processo de venda do banco estadual. Por isso seria importante a realização de um plebiscito oficial, o que o governo estadual não quer. "O governo foge ao debate e não permite que a população capixaba conheça as opiniões divergentes quando não realiza o plebiscito" diz Carlão.

De acordo com o presidente do SEEB/ES, a venda do Banestes significará de imediato a extinção de 2,8 mil empregos diretos, afetando diretamente os trabalhadores da Baneses Seguros, Banestes Cartão de Crédito, do Centro de Processamento de Dados do banco, além de trabalhadores em vigilância e em asseio e conservação. "Esses postos de trabalho serão extintos, já que o Banco do Brasil possui suas própria rede nesses setores", argumenta.

Carlão ressalta ainda que o Banestes é um banco que tem um perfil de clientes e correntistas nas camadas populares da população, enquanto o Banco do Brasil tem mais interesse em grandes clientes, como o Estado e prefeituras municipais. Além disso, o banco estadual tem 92% de suas ações em propriedade do Estado, sendo o restante distribuído entre a Fundação Banestes (4%) e acionistas (4%). Já o Banco do Brasil divide seus lucros com acionistas privados, inclusive internacionais.

O Comitê em defesa do Banestes Público convoca a população capixaba a participar do plebiscito. Uma campanha de mídia vai divulgar o evento. Urnas coletoras de votos estarão distribuídas em todos os municípios capixabas, de forma fixa e itinerante, sempre em locais públicos. Podem votar no plebiscito, cidadãos(ãs) com mais de 16 anos que apresentarem qualquer documento de identidade. Ao votar, cada cidadão(ã) responderá sim ou não à pergunta: você é a favor da venda do Banestes para o Banco do Brasil?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...