domingo, 11 de janeiro de 2009

PROFESSORES VALORIZADOS, PAÍS AVANÇADO. Blog do Senador Valadares - PSB-SE

Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008

PROFESSORES VALORIZADOS, PAÍS AVANÇADO

Ontem fui à tribuna do Senado pedir aos cinco governadores que entraram com ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei 11.738, que sejam sensatos e revejam suas posições. Afinal esta lei estabelece piso salarial de R$ 950,00 aos professores e nenhuma outra categoria precisa e merece tanto ser valorizada como esta.

Neste mundo globalizado, com tecnologia avançada e grande competitividade, não podemos pensar que sem uma boa educação poderemos acompanhar esse progresso. E a valorização do professor é condição imprescindível para a melhoria do ensino no país.

Empenhei minha palavra de que vou lutar, em todas as instâncias do Senado, no sentido de coibir qualquer tentativa de evitar que a lei entre em vigor no próximo ano, como está prevista. E peço aos governadores que estão reagindo à lei sancionada pelo presidente Lula em julho passado, que recuem de seu intento de torná-la inviável.

Os professores precisam, devem e merecem ser valorizados. Espero também do STF um julgamento em favor dos professores, em favor do país. A base do progresso de uma nação é a educação de seu povo, e isto é uma verdade incontestável.

Os governadores Cid Gomes (CE), Yeda Crusius (RS), André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique (SC) alegam que a lei é inconstitucional e que seus estados não dispõem de recursos para cumpri-la. Mas asseguro que própria legislação já prevê a possibilidade eventual de falta de recursos, oferecendo uma saída aos estados que não possam cumpri-la, que é a apresentação comprovada de motivos, como a passagem por uma crise financeira. Pela lei, o governo federal disponibilizará os recursos para a complementação necessária ao cumprimento do piso salarial do magistério.

É preciso que estes governadores atentem para o fato de que o Brasil, ao contrário de outros setores, não está avançando a contento no quesito educação, onde fomos colocados em um ranking de 22 países da América Latina, em 15º lugar.

Se não dermos um salto de qualidade na educação de nosso povo, não continuaremos a nos desenvolver e perderemos nossa competitividade no mercado internacional. Portanto, vamos valorizar o magistério!

Postado por ACV-Fatos & Feitos às 12:47 1 comentários

Um comentário:

O CLARO disse...

Vitória do ESpírito Santo e de todos, amém, 16 de dezembro de 2008

EStimado Senador Valadares, tudo bem?

Sergipe e ESpírito Santo têm muita coisa em, comum. Ambos são muito bonitos.

O que atrapalha e "enfraquece" é a má gestão pública e as péssimas práticas ambientais levadas a efeito por corporações internacionais, inclusive "nossa" Petrobras.

Tenho encontrado dificuldade em encontrar um parlamentar corajoso e em favor da Soberania do Brasil e pela redenção merecida do Povo Brasileiro tal qual o Senador Cristovam, Paim, Simon, Rollemberg.

Tomar posição em favor do piso nacional de salário do Professor, inclusive, em oposição ao Governador do Ceará, de nosso PSB é postura admirável e digna de registro.

A diferença entre Sergipe e ESpírito Santo está em que aqui não se pode molestar ou contrariar os gestores públicos.

Há um pacto de não polemização, criando uma unaninidade perigosa e temerária e em prejuízo dos próprios gestores estadual e municipal.

Prefiro pecar e/ou errar por me posicionar com independência do que pela omissão!

Aqui, no ES, lamentável e antidemocraticamente, Narciso acha feio o que não é espelho...

Saudações socialistas com liberdades de discordar para debater.

Fernando Claro
PSB/VITÓRIA
http://oclaro.blogspot.com

16 de Dezembro de 2008 17:58

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...