FONTE: A GAZETA ON LINE.COM.BR
Governo não retoma Terceira Ponte e pede à Rodosol construção de viaduto
09/12/2008 - 20h12 (Daniella Zanotti - )
Com base no estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o vice-governador Ricardo Ferraço anunciou nesta terça-feira (09) que o governo do Estado não irá retomar a concessão da Terceira Ponte, administrada pela Rodosol. A encampação custaria aos cofres públicos R$ 428 milhões, referentes a quebra do contato. Mas o Estado vai pedir a concessionária que construa um viaduto em Vila Velha, orçado em R$ 14,8 milhões.
"A retomada seria um prêmio para a concessionária e na verdade não é possível, não há viabilidade econômica. Tem viabilidade jurídica, o contrato previa a retomada, mas não é possível onerar o contribuinte capixaba com esses custos", justificou o vice-governador.
O estudo foi realizado ao longo de oito meses com a participação de nove técnicos da Fundação. Para retomar a concessão, o governo teria que pagar à concessionária R$ 428.217.245,09 milhões, valor superior ao lucro que seria acumulado pela empresa até o final do contrato, em 2023. O valor seria de R$ 353.500 milhões.
A análise feita do contrato também apontou um desequilíbrio econômico-financeiro que desfavorece o Estado. A proposta original da concessionária previa uma taxa de rentabilidade do empreendimento de 16,80%, mas o número subiu para 16,87%, o que representaria um ganho para o Estado de cerca de R$ 3 milhões. A intenção do governo é propor a empresa que faça investimentos nos acessos da Terceira Ponte, para a melhoria do fluxo de veículos. Mas o montante solicitado pelo governo à Rodosol é muito maior.
Viaduto
A empresa teria que arcar com os custos da construção de um viaduto na descida da Terceira Ponte no sentido Vitória-Vila Velha. A previsão é de que a obra custe R$ 14,8 milhões. A proposta será apresentada à Rodosol nesta quarta-feira (10), que terá um prazo de 72 horas para se posicionar sobre o assunto.
De acordo com o projeto de engenharia apresentado, o viaduto seria construído na Avenida Carioca, e iria até a Rua Bahia, em Itapoã. Também está prevista a construção de uma avenida no lugar do valão localizado na descida da Terceira Ponte em Vila Velha, para a melhoria do tráfego de motoristas que se dirigem para Itaparica, Praia da Costa e para o Centro de Vila Velha.
"Essas intervenções vão proporcionar uma distribuição melhor das pessoas e veículos em Vila Velha. Vai criar um destino adequado para os moradores da Praia da Costa, Itapoã, Itaparica e do Centro, com isso será combatido o congestionamento presente na Rua Ignácio Higino, Avenida Champagnat e Hugo Musso", explicou Ferraço.
Segundo dados do projeto, cerca de 3.194 veículos circulam por hora nos horários de pico no período da tarde nas ruas que dão acesso à Terceira Ponte. Com as intervenções, o estudo prevê uma diminuição de 40% do volume do tráfego nas vias. O problema é que o contrato entre o governo e a Rodosol não obriga a concessionária a realizar os investimentos na ponte. A cláusula em questão somente faz menção a Rodovia do Sol. Diante disso, Ferraço não respondeu qual seria a ação adotada pelo Estado caso a empresa recuse a proposta.
"Nós estamos otimistas, trabalhando com confiança e esperando que o bom senso e a responsabilidade possam prevalecer e que nós possamos obter por parte da concessionária uma contrapartida investindo no equipamento para que haja melhoria no atendimento aos seus usuários", disse.
O vice governador também não respondeu sobre a possibilidade da tarifa cobrada pela Rodosol aumentar. A assessoria da Rodosol informou que a empresa só irá se pronunciar sobre o assunto quando receber os relatórios.
Escritos indignados e propositivos de Fernando Claro. Contra direita golpista e contra as mídias que desinformam e mentem. Pela Soberania do Brasil. Pela Supremacia da Constituição Federal. Pela tolerância, compreensão e respeito para com as diversidades. Em defesa dos Direitos Humanos. A hora é essa! Vamos nessa?
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