sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ex-presidente do Nasdaq acusado de fraude estimada em 50 mil milhões de dólares

FONTE: Brad Rickerby/Reuters (arquivo)

A Nasdaq foi a primeira bolsa de valores electrónica

Ex-presidente do Nasdaq acusado de fraude estimada em 50 mil milhões de dólares

12.12.2008 - 18h55 PÚBLICO

O antigo presidente da bolsa de valores Nasdaq, em Nova Iorque, foi detido ontem, acusado de ter montado um esquema financeiro fraudulento de proporções gigantescas. Bernard Madoff controlava fundos que acumulam prejuízos de 50 mil milhões de dólares (37,45 mil milhões de euros).

O gestor de 70 anos foi acusado de manter um esquema de pirâmide, em que pagava aos antigos investidores com o dinheiro que recebia das novas empresas que investiam na bolsa.

Segundo a BBC online, o administrador tinha confidenciado a pelo menos três empregados que o problema já tinha anos. O gestor disse que estava “acabado”, que não tinha nada e que “era tudo uma grande mentira”, acrescentando que o que aconteceu foi “um esquema Ponzi [esquema da pirâmide] gigante”.

Mardoff esperava entregar-se às autoridades depois de reunir entre 200 e 300 milhões de dólares (150 a 225 milhões de euros) para pagar a alguns dos funcionários, à família e aos amigos.

O administrador, que presidiu durante vários anos ao Nasdaq, fundou em 1960 a Bernard L.Madoff Investment Securities, uma corretora que gozava de grande prestígio e ele próprio era considerado um revolucionário no mundo da nova economia. Actualmente, o fundo geria 17,1 mil milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros).

Quinta-feira, dois agentes do FBI entraram em sua casa para o deterem. Segundo o queixoso, Madoff não se desculpou e disse que “não existia uma explicação inocente”, acrescenta a edição online. O administrador disse aos agentes que “pagou aos investidores com dinheiro que não existia”, que estava “falido”, e que “esperava ir para a prisão”. O nova-iorquino já saiu da prisão sob caução de 10 milhões de dólares (7,5 milhões de euros).

A empresa Bramdean Alternatives, que tinha 9,5 por cento dos seus investimentos, na bolsa de valores Nasdaq, foi uma das grandes vítimas desta fraude.

Segundo a acusação, se Bernard Madoff for considerado culpado, pode enfrentar uma pena até aos 20 anos e uma multa de 5 milhões de dólares (3,7 milhões de euros).

“O nosso queixoso alega uma fraude enorme – tanto em termos de quantidade como de duração”, disse Scott Friestad da “Securities and Exchange Commission” (SEC), a entidade que regula o mercado de valores americano. “Estamos a tentar parar rapidamente o esquema e a proteger os bens dos investidores,” acrescentou.

Muitos dos empresários estão a retirar dinheiro dos fundos de investimento para diminuir o risco a que estão expostos. “Isto é um enorme estrago na confiança que já estava em baixo, qualquer pessoa que esteja na calha vai tentar retirar o seu dinheiro”, disse Doug Kass, presidente da Seabreeze Partners Management, uma empresa de fundos de investimento.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...