terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sesa alerta sobre os perigos da leptospirose em tempos de chuva - UTILIDADE PÚBLICA - OCLARO

FONTE: SESA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Sesa alerta sobre os perigos da leptospirose em tempos de chuva

25/11/2008 - 08:17

O período de chuvas sempre traz uma notícia desagradável para a sociedade: o aumento do número de casos de leptospirose notificados pelos profissionais de saúde. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta a população sobre os perigos de ficar doente.

A leptospirose é uma doença que pode ocorrer em locais onde não há saneamento e onde há muito acúmulo de água. A leptospirose é uma zoonose, em que os animais são hospedeiros primários, essenciais para a persistência dos focos da infecção, e os seres humanos são hospedeiros acidentais, terminais, pouco eficientes para dar continuidade à doença.

É possível adotar alguns cuidados para evitar a doença, como usar calçados ao caminhar por locais em que há sujeira, principalmente perto de redes de esgoto, evitar contato com roedores e com água de chuva. Nos pontos onde ocorrem alagamentos há o perigo da leptospirose. É o que explica o responsável técnico pelo controle de leptospirose, Maxwell Marchito Freitas.

Cuidados

“Não se deve andar descalço, principalmente nos bairros onde não há saneamento. Onde houve área alagada, é preciso usar protetor nos pés, como sacos plásticos. As pessoas devem evitar as situações de risco. Não se deve deixar entulhos em terrenos. Ainda é preciso ter cuidado com o tipo de água que está sendo ingerida. Isso vale tanto para a área urbana quanto para a área rural”, comenta Freitas.

Sete dias após ter tido contato com ratos ou com água de chuva, a pessoa deve procurar o serviço médico, se aparecer algum sintoma da doença. A leptospirose possui sintomas como: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, prostração (falta de ânimo), dor na panturrilha, náusea e vômito. Na fase avançada, a pessoa pode apresentar ecterícia (amarelamento da pele) e hemorragia.

É bom observar que doenças como dengue, febre maculosa, hepatite, malária e doenças de chagas podem ter sintomas semelhantes aos da leptospirose, portanto é preciso procurar o serviço médico o mais rápido o possível.

A doença

A doença é endêmica no Estado: mais de 70 casos foram registrados este ano, até o início de agosto. Além disso, quatro mortes foram confirmadas. Constitui um preocupante problema sócio-econômico. A leptospirose tem sido associada à ocupação e tem caráter de doença profissional de agricultores, tratadores de animais, plantadores de arroz, cortadores de cana-de-açúcar, entre outros trabalhadores. O habitante da área rural, pelo convívio com os animais e por se expor ao meio ambiente, está sujeito a contrair a doença.

Números

Em 2007,foram confirmados 165 casos da doença,com cinco mortes confirmadas.Em 2006,houve 285 casos, com oito óbitos, e em 2005, 165 casos de leptospirose com oito óbitos. O ano de 2004 registrou 16 óbitos confirmados por conta da doença, e ainda 205 pessoas com leptospirose.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...