sábado, 15 de novembro de 2008

Juízes do Rio e do Espírito Santo ganham Ajufe regional

FONTE: BOLETIM CONSULTOR JURÍDICO - WWW.CONJUR.COM.BR

Entidade de classe

Juízes do Rio e do Espírito Santo ganham Ajufe regional

Os juízes da Justiça Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) poderão contar com uma associação regional dos juízes federais. A Ajuferjes tomou corpo jurídico na segunda-feira (10/11) ao ser oficializada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

A nova associação pretende estimular a cultura do Direito. Entre seus objetivos, estão a defesa judicial e extrajudicial de seus associados e a busca por soluções de conflitos. A Ajuferjes afirma que a idéia é prestar auxílio e proteção aos juízes na defesa das prerrogativas do cargo e não de prerrogativas individuais, para que seja possível o exercício independente e autônomo de suas funções.

“A associação da 2ª Região terá duas faces: uma delas representa o trabalho de defesa institucional da magistratura e do Poder Judiciário, uma função inserida no próprio Estado Democrático de Direito. A outra, como toda associação, é a da defesa de seus associados”, afirma o juiz Fabrício Fernandes de Castro, da 26ª Vara Federal do Rio.

A Ajuferjes surgiu como apoio à entidade nacional, a Ajufe. “Faltava um órgão regional que congregasse a classe, que discutisse os problemas comuns da classe e levasse esse problemas à associação nacional para que ela pudesse, então, junto aos poderes competentes, funcionar como o preposto das associações regionais”, explicou o desembargador federal Paulo Barata.

Revista Consultor Jurídico, 11 de novembro de 2008

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...