terça-feira, 11 de novembro de 2008

Britto: sociedade não aceita tortura. Golpe militar foi um erro histórico. OAB CONSELHO FEDERAL

FONTE: OAB CONSELHO FEDERAL

Britto: sociedade não aceita tortura. Golpe militar foi um erro histórico

Natal (RN), 11/11/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que a expectativa para XX Conferência Nacional dos Advogados, que começa hoje (11) em Natal, não é modesta: fazer o Brasil sair melhor depois dessa Conferência. "E sairá melhor em todos os aspectos, principalmente no que se refere à unidade da advocacia. O Brasil vai contar a sua história mais uma vez aqui, a história da democracia". Entre as afirmativas que a advocacia pretende demonstrar durante a Conferência estão três: de que a sociedade não aceita a tortura, que o golpe militar foi um erro e que não há nada melhor do que viver em uma democracia.
Cezar Britto ainda defendeu a vigilância da advocacia para a manutenção da democracia no Brasil e para que a regra do estado policial não retorne, como se ameaçou recentemente. "Os ventos autoritários que sopram mundo afora não podem soprar no Brasil. Nós já vivemos a ditadura, sabemos o que é viver nela, não podemos repetir esse erro grave do passado", afirmou Britto, defendendo que este será um dos temas de grande debate durante a Conferência.

A XX Conferência Nacional dos Advogados tem início às 19h de hoje (11) e acontece até o próximo dia 15 no Centro de Convenções de Natal (RN). Seu tema principal será "Estado Democrático de Direito x Estado Policial: Dilemas e Desafios em duas décadas da Constituição".

A seguir a íntegra da entrevista concedida pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, sobre suas expectativas quanto ao evento:

P - Qual a expectativa da advocacia para a XX Conferência Nacional dos Advogados?
R - A expectativa não é modesta: é fazer o Brasil sair melhor depois dessa Conferência e sairá. Sairá melhor em todos os aspectos, principalmente no que se refere à unidade da advocacia. Nunca tivemos tantos advogados juntos no mundo e quando os advogados se unem a liberdade ganha, a cidadania sai vitoriosa e a fraternidade passa a ser a grande linguagem. O Brasil vai contar a sua história mais uma vez aqui, a história da democracia. Vai demonstrar que não aceita a tortura e que o golpe militar foi um erro ao anistiar João Goulart. Vai demonstrar que não há nada melhor do que viver em uma democracia e que precisamos estar sempre vigilantes para a sua manutenção, para que a regra do estado policial não chegue a nós, como ameaçou recentemente. Os ventos autoritários que sopram mundo afora não podem soprar no Brasil. Nós já vivemos a ditadura, sabemos o que é viver nela, não podemos repetir esse erro grave do passado.

P - Que recado a Conferência e os cinco mil advogados, reunidos em Natal, pretendem dar ao governo brasileiro?
R - Que não há sistema melhor do que o sistema da liberdade e do respeito aos princípios fundamentais. Respeitar a Constituição é preciso. É fazer história, é ter coragem. Em um dos atos de coragem, e faremos isso no dia 15 de novembro, será o governo reconhecer, como está reconhecendo, que o golpe militar foi um erro.

P - E para a magistratura, qual será o recado dos cinco mil advogados inscritos?
R - Que a advocacia está unida e vai resistir a todo e qualquer ato que venha a ferir o direito de defesa.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...