segunda-feira, 27 de outubro de 2008

VOLTEMOS A VIGIAR, SEM CESSAR, OS ELEITOS COM "FICHAS SUJAS" - COLUNA DÉLIO PRATES - FOLHA VITÓRIA

FONTE:WWW.FOLHA VITÓRIA ON-LINE

16/10/2008 às 15h56

Olhem os "fichas sujas"

Com o fim do período eleitoral podemos observar que do resultado das urnas resultou pequena renovação de vereadores e muitos dos prefeitos candidatos a reeleição e que tinham boa administração se reelegeram ou fizeram o sucessor.

No caso das Câmaras Municipais já se observa a movimentação dos eleitos no sentido da disputa pela Mesa Diretora, seus cargos comissionados e o orçamento do legislativo municipal.

Os vereadores não deixam nem mesmo as urnas esfriarem, em alguns casos como em Vila Velha ainda falta a definição do segundo turno, mas já se observa que aqui e ali se faz uma reunião especificamente para tratar da eleição da mesa e da divisão dos cargos entre os cabos eleitorais dos vereadores.

Vale observar que muitos dos legislativos municipais têm cargos comissionados a dar com pau, no caso da Câmara de Vitória, para citar um exemplo, é coisa de 310 comissionados a 1 efetivo sendo que este efetivo já conta com tempo para se aposentar. Uma coisa de doido.

Mas na essência da eleição para as Mesa Diretoras da Câmaras Municipais o eleitor deve, no seu constante papel de vigiar a utilização e os gastos públicos, observar a movimentação desta eleição, pois muitos dos candidatos a cargos diretivos dos legislativos municipais são oriundos dos grupos de políticos comumente chamados de “fichas sujas” que de algum modo burlaram a vigilância do eleitor e os alertas da entidades da sociedade civil organizada, se elegeram. Devemos levar ao debate por parte dos vereadores a capacidade administrativa dos candidatos às mesas, mas não podemos deixar passar em branco a questão do principio constitucional da moralidade, “fichas sujas” não devem administrar dinheiro público.

As ONG’s e demais entidades da sociedade civil estão mobilizadas no sentido de obter assinaturas em um projeto de iniciativa popular para inviabilizar a candidatura dos “fichas sujas” já a partir da condenação em primeira instância, este movimento nacional que envolve a Associação dos Magistrados do Brasil AMB, entidade que divulgou em seu sitio a lista dos fichas suja, a OAB e aqui no Espírito Santo a Transparência Capixaba, o Movimento ES em Ação, o CONIC entre outros.

Este movimento teve grande valia no sentido de informar ao eleitor quem tinha processos e seus envolvimentos, dando principalmente ao eleitor o direito de votar em quem ele quisesse, mas informado do passado e da vida de seus candidatos, sem enganos, com total transparência.

Neste mesmo diapasão acho que estas mesmas entidades deverão se mobilizar em nova campanha para dificultar aos “fichas sujas” que se elegeram acesso aos cargos diretivos nos Legislativos Municipais, isto porque estes até que seus processos transitem em julgado não deverão, em minha opinião, ordenar despesas no poder público. Para ser mais claro, não dá para aceitar que processados por improbidade administrativa e corrupção tenham sob suas canetas orçamentos e o poder de gastar dinheiro público resultante do imposto suado pago por todos os cidadãos, temos que insistir na vigília.


Publicado por Délio Prates 2 Comentários


Comentários

--------------------------------------------------------------------------------
10:58h - 18/10/2008
Fernando Claro Dias

Estimado Délio Prates,
Tudo bem?

Apoio a iniciativa e serei ser um agente multiplicador desta inciativa cívica pela Ética.

Saudações,

Fernando Claro
--------------------------------------------------------------------------------
16:28h - 20/10/2008
Fernando Claro Dias

Caro Délio,

Tudo bem?

Mal acabaste de escrever este vigoroso artigo aparece a questão do aumento de 147% sobre os vencimentos destes Políticos Profissionais, vereadores e prefeitos.

Mal entraram e já sabem o segredo do cofre público.

Num país sério e no Brasil ÉTICO que merecemos e queremos já deveria haver uma tipificação penal para este injusto e descarado pleito de aumento salarial.

Várias viaturas tipo ônibus de dois andares, das Polícias Civil e Militar, já deveriam esta nas ruas para cumprir Mandados de Prisão contra estes Vendilhões do Templo antes mesmo que tomassem posse.

Cadeia e algemas já! para estes novatos e para os velhacos políticos de carteirinha!

Saudações com muito pavio curto,
Fernando, OCLARO.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...