FONTE: JORNAL FOLHA VITÓRIA
24/09/2008 às 12h20 - Atualizado em 24/09/2008 às 12h46
Vítimas da micobactéria cobram soluções ao Ministério Público
Folha Vitória
O objetivo do encontro foi entender os prazos dos processos
Representantes da Comissão das Vítimas de Infecção Hospitalar por Micobactéria do Estado cobraram nesta quarta-feira (24) empenho do Ministério Público Estadual (MPE) na apuração dos responsáveis pela contaminação. A reunião contou com a presença do procurador-geral Fernando Zardini e do secretário de Estado José Eugênio. O objetivo do encontro foi entender os prazos dos processos.
A demora na instauração do inquérito foi justificada pelo procurador-geral. "São várias medidas que foram adotadas pelos promotores, que tiveram postura exemplar. Elas exigiram de todos nós um aprofundamento técnico durante as investigações", disse.
Os representantes das vítimas dizem que saíram satisfeitos com o comprometimento dos promotores em apurar os responsáveis pela contaminação. "Senti que a gente tem o apoio do Ministério Público. Mesmo porque a nossa luta não é pessoal, mas coletiva. Sentimos que estávamos caminhando sozinhos, mas não. O inquérito foi instaurado e agora é só apurar os responsáveis", disse Kissila Sodré.
Entenda o caso
Julho de 2007 - Início do surto. A Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH) desencadeou uma série de ações para controle, tratamento da doença e fiscalização das normas de infecção hospitalar, para evitar novos casos. O primeiro passo foi investigar os casos já diagnosticados para identificar a origem do surto e estabelecer as condições e fluxo de envio de amostras para pesquisa laboratorial de micobactéria no Lacen. Depois, foi definido um Centro de Referência, no Hospital das Clínicas (Hucam), para tratamento da infecção com médicos especializados e dispensação dos medicamentos e instituiu um comitê com profissionais especializados no assunto, para avaliar e definir estratégias para elucidação e controle do surto;
Setembro de 2007 - Foi identificado, pelo Lacen e NDI, o grupo de micobactérias causadoras da infecção;
Novembro de 2007 - Início dos testes de determinação da sensibilidade das micobactérias aos medicamentos;
Janeiro de 2008 - Resultado da análise de identificação da espécie mycobacterium massiliense no Estado;
Fevereiro de 2008 - Foram realizadas análises molecular, para definir se a espécie é clonal, e microbiológicas, para certificar a eficácia dos medicamentos. Além disso, chegou-se à proposta do novo tratamento para a Mycobacterium massiliense.
Escritos indignados e propositivos de Fernando Claro. Contra direita golpista e contra as mídias que desinformam e mentem. Pela Soberania do Brasil. Pela Supremacia da Constituição Federal. Pela tolerância, compreensão e respeito para com as diversidades. Em defesa dos Direitos Humanos. A hora é essa! Vamos nessa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!
.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...
-
Vitória, Espírito Santo, 24 de fevereiro de 2025 Estamos de volta, após alguns anos em que me submeti a duas cirurgias de Glaucoma e duas...
-
Coletivos de professores realizam carreatas neste domingo contra aulas presenciais - Século Diário Considere colaborar para manutenção dest...
Nenhum comentário:
Postar um comentário