FONTE: FOLHA VITÓRIA
15/09/2008 às 16h28
Ministério Público questiona 50 cargos comissionados no Procon estadual
Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação para que seja questionada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, a constitucionalidade de parte da lei estadual que criou o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/ES). Para o MPF/ES, a lei é inconstitucional porque prevê para a autarquia estadual exclusivamente cargos em comissão. Atualmente, há 50 cargos comissionados na autarquia e nenhum efetivo. A lei criou 43 cargos em comissão, com salários entre R$ 345,57 e R$ 4.867,20. Outros sete cargos comissionados do antigo Sidecon foram mantidos ou transformados.
A representação é assinada pelo procurador da República André Pimentel Filho, que responde pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. 'A Constituição Federal traz como regra a realização de concurso público. Já os cargos em comissão devem ser exceção. Não se justifica, portanto, a previsão exclusiva de cargos comissionados para a composição do quadro de servidores do Procon', explica.
Na representação, o procurador cita trecho de uma decisão do Supremo, de autoria do ministro Celso de Mello, que diz que 'o concurso público representa garantia concretizadora do princípio da igualdade', já que a realização desse tipo de processo seletivo 'impede a prática inaceitável de o Poder Público conceder privilégios a alguns ou dispensar tratamento discriminatório ou arbitrário a outros'.
A representação do MPF/ES foi enviada ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, no último dia 12 de setembro. Embora seja atribuição do MPF nos Estados a análise da constitucionalidade de atos normativos estaduais, a apresentação de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) só pode ser feita pela PGR.
Escritos indignados e propositivos de Fernando Claro. Contra direita golpista e contra as mídias que desinformam e mentem. Pela Soberania do Brasil. Pela Supremacia da Constituição Federal. Pela tolerância, compreensão e respeito para com as diversidades. Em defesa dos Direitos Humanos. A hora é essa! Vamos nessa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!
.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...
-
Vitória, Espírito Santo, 24 de fevereiro de 2025 Estou de volta, após alguns anos em que me submeti a duas cirurgias de Glaucoma e duas d...
-
Covas cumpriu só 41% das metas prometidas em SP - 31/12/2020 - Cotidiano - Folha Você pode ser solidário colaborando para manutenção deste...
Nenhum comentário:
Postar um comentário