sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ES - Menina de quatro anos morre vítima de meningite em Vitória - Folha Vitória ON LINE

FONT: WWW. JORNAL FOLHA VITÓRIA ON LINE

Menina de quatro anos morre vítima de meningite em Vitória

ÁLVARO ZANOTTI

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/ Governo do Estado

A morte foi confirmada por funcionários do hospital por volta das 4 horas
A menina Lara Fabian Bellon, de apenas quatro anos, morreu vítima de meningite meningocócica na madrugada desta quarta-feira (29), internada no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória. Com isso, sobem para seis as mortes causadas pela doença apenas neste ano no Espírito Santo. A menina estava internada desde sábado (25) em estado grave. O óbito foi confirmado às 4 horas.

Apesar de apresentar a forma mais grave da doença, a menina Lara não se encontrava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou, nesta manhã, que a paciente estava em um "leito de isolamento". A informação é confirmada pelo pai da criança, Hemerson Bellon, que compareceu ao necrotério do hospital nesta manhã, após ser comunicado da morte da única filha.
Foto: Reprodução


Lara Fabian Bellon, de quatro anos, estava internada no Hospital Unfantil
"Na sexta-feira ela estava brincando, foi até colher morango... À tarde, o tio dela chegou com um passarinho com a asa quebrada e ela cuidou... Foi tudo muito rápido. Passou mal já era na madrugada de sábado, foi para o hospital de Venda Nova e transferiram para Vitória já sabendo que era meningite, tudo no mesmo dia", conta o pai, ainda muito abalado.

O sepultamento da criança acontecerá no cemitério do distrito de São Paulino do Aracê, em Venda Nova do Imigrante. O velório será a partir das 16 horas.
Lara morava com a família na localidade de Braço do Sul, também em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Estado. O local fica a seis quilômetros do distrito de Forno Grande, em Castelo, onde morava Jusan Garcia dos Santos, de 16 anos, outra vítima da meningite, que morreu na última quarta-feira (22).
Foto: Reprodução TV Vitória


Pessoas que tiveram contato com as vítimas já estão sendo tratadas
Apenas neste ano, seis pessoas morreram no Estado vítimas da doença e outras 30 foram contaminadas com o caso mais grave da doença. Além dessas, 15 foram diagnosticadas com o subtipo C. De acordo com a médica sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Clemilda Marques, está sendo feito levantamento de todas as pessoas que tiveram contato com as vítimas. Elas passarão por um tratamento chamado de quimioprofilaxia. De acordo com médica, não há risco de surto da doença no Estado.
"Existe preocupação, mas esses são índices esperados dentro da incidência para o Estado. Mas em nenhum momento deixamos de preconizar as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde", afirmou, alertando a população como se prevenir: "A população deve deixar portas e janelas sempre abertas em locais de aglomeração e a qualquer sintoma como febre, dor de cabeça, rigidez na região da nuca e vômitos, que procure imediatamente uma unidade de saúde ou hospital", orientou.

A meningite

A meningite é uma inflamação das meninges. Apesar de a causa mais comum ser infecciosa (através de bactérias, vírus ou mesmo fungos), alguns agentes químicos e mesmo células tumorais poderão provocar meningite. A doença na forma bacteriana é a mais grave. No entanto, pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado têm um bom prognóstico (cerca de 90% de chance de cura). É preciso procurar orientação médica imediatamente após identificar os sintomas:
* Forte dor de cabeça;
* Febre alta e vômitos;
* Fotofobia;
* Cefaléia, irritabilidade, delírio e convulsões;
* Rigidez da nuca, ombro ou das costas;
* Aparecimento de petéquias (geralmente nas pernas), podendo evoluir até grandes lesões;

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...