terça-feira, 7 de julho de 2009

Urgente: 'Mulheres da bancada capixaba já apresentaram 78 projetos desde o início do mandato'.O CLARO:Boas de voto, boas no Parlamento e longe do POVO

Direto da Fonte de editor@agenciacongresso.com.br

Urgente: 'Mulheres da bancada capixaba já apresentaram 78 projetos desde o início do mandato'

Nenhum projeto foi aprovado e sete foram arquivados. Elas preferem as áreas de saúde, segurança e meio ambiente. Juntas, já somam 262 discursos proferidos.'

'Apesar de terem apresentado 78 projetos na Câmara, desde a posse em janeiro de 2007, as quatro mulheres da bancada capixaba, não conseguiram nenhum projeto e sete já foram arquivados.

A deputada que mais apresentou propostas foi Sueli Vidigal (PDT), com 29 proposições, segundo levantamento feito pelo site Agência Congresso. Os dados estão disponíveis no site da Câmara Federal (www.camara.gov.br).

Ela segue a tendência da bancada feminina do Espírito Santo e atua com projetos nas áreas de saúde, assistência social, segurança e transparência pública.

De 06 de janeiro de 2007, data da primeira sessão deliberativa da Câmara para este mandato, até o último dia 30 de junho, a deputada capixaba que mais subiu à tribuna foi Rita Camata (PMDB), proferindo 145 discursos.

O trabalho de Rita, em plenário e na proposição de leis envolve principalmente as áreas de saúde, inclusão social, assistência trabalhista e meio ambiente.

Ela propôs 10 projetos de lei neste mandato e compareceu a 94,3% das sessões do plenário – o equivalente a 265 das 281 sessões no período – e justificou todas as suas faltas. Nas comissões, Rita marcou presença em 90,2% das reuniões, 305 de 338 sessões.

Em plenário, Sueli Vidigal compareceu a 85,4% das sessões, equivalente a 240 das 281. Ela também justificou todas as suas faltas. Nas comissões o desempenho caiu um pouco, pois ela compareceu em 89, das 143 reuniões com as quais se comprometeu, e deixou de justificar 40 faltas.

Já Iriny Lopes (PT) propôs 58 discursos e fez 24 proposições. Seus temas principais foram economia, energia e sistema portuário. Ela compareceu a 228, das 281 sessões de plenário – o equivalente a 81,1%. Nas comissões, compareceu a 309 das 397 reuniões que marcou e deixou de justificar 51 de suas ausências.

Por fim, Rose de Freitas (PMDB) proferiu 48 discursos e propôs 15 projetos, especialmente nas áreas de saúde, trabalho, trânsito e meio ambiente. Ela compareceu a 67,3% das sessões do plenário, 189 presenças contra 92 faltas, 14 das quais não justificadas.

Nas comissões, a deputada teve o pior desempenho entre as mulheres da bancada capixaba. Ela compareceu apenas a 40,9% das reuniões. Ela teve 61 presenças contra 88 faltas, 52 das quais não justificadas.

Na bancada capixaba da Câmara a representação feminina está bem acima da média, enquanto 40% dos capixabas são mulheres, quando se considera o total dos deputados, as mulheres não preenchem nem 10% da Casa: são 45 mulheres contra 468 homens.

Segundo dados da Câmara, mais da metade do eleitorado brasileiro é composto de mulheres, e para valer esse direito, a Câmara possui uma bancada feminina, que luta pelos direitos da mulheres, e da qual as quatro capixabas participam.

O projeto aprovado mais famoso entre os propostos pela bancada feminina é a Lei Maria da Penha, que aumentou o rigor das punições para agressões contra a mulher.

Veja a lista das deputadas da bancada capixaba, a participação em plenário e os projetos apresentados:

Deputada Partido Faltas em plenário Projetos apresentados Discursos
Sueli Vidigal PDT 41 29 45
Rita Camata PMDB 16 10 145
Rose de Freitas PMDB 92 15 48
Iriny Lopes PT 88 24 58'

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...