quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CESARE BATTIST FICA NO BRASIL! ASSIM DECIDIU, MAGNÂNIMAMENTE, TARSO GENRO, MINISTRO DA JUSTIÇA.

FONTE: http://www.estadao.com.br/ E http://www.reutersthompson.com.br/

DECISÃO SOBERANA DO MINISTRO TARSO GENRO, PORTANTO, DO BRASIL, NA ÍNTEGFRA:http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJBB799FA1ITEMID75E95EB54E964885A2EFB1B344255A24PTBRIE.htm
REPUDIADA PELO DURO GOVERNO ITALIANO.

Tarso concede refúgio político a italiano Cesare Battisti

REUTERS

RIO DE JANEIRO - O ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu nesta terça-feira refúgio político ao italiano Cesare Battisti, cuja extradição era reivindicada pela Itália.

A decisão de Tarso Genro se baseou no "fundado temor de perseguição por opinião política", já que a Itália reconhece esta conotação, pois a sentença de Battisti aponta crime de associação subversiva, "com a finalidade de subverter o sistema econômico e social do país", diz o site do Ministério da Justiça.

Battisti, 52 anos, foi condenado à prisão perpétua por duas sentenças. No pedido de extradição, a Itália alega quatro homicídios que Battisti teria cometido entre 1977 e 1979.

A condenação de Battisti na Itália ocorreu depois de sua fuga para a França, em 1981.

O presidente François Mitterand acolheu italianos sob a condição de que abandonassem a luta armada. Battisti foi condenado com base em testemunho do delator premiado Pietro Mutti, seu companheiro de organização, e não em provas periciais.

Battisti deixou a França depois que sua condição de refugiado foi revogada na gestão do presidente Jacques Chirac. Ele veio para o Brasil, onde está preso desde 2007. Ainda não há data para sua saída da prisão. (Texto de Mair Pena Neto)

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Esse caso ainda vai dar muito o que falar..Engraçado é que quando Cubanos pedem asilo ao governo brasileiro, estes são logo imediatamente devolvidos/extraditados...

Abraços e boa semana.

Fernando Claro Dias disse...

Caro Rodrigues, tudo bem?

Muito bom ler seu comentário que ao mesmo tempo questiona a situação de nossos irmãos em Cuba. Não sei, também, como seria com irmãos russos e chineses.

Não sei responder sua indagação e indignação, com as quais compartilho, também.

O BRasil, no governo Lula, deu um salto qualitativo em termos de Política Externa.

Que tal endereçarmos esta pergunta para nosso o Minitério das Relações Exeriores instando o Ministro Celso Amorim para que fundamente esta postura e tratamento injusto com os cubanos.

Saudações soberanas e libertárias,
O Claro

O CLARO disse...

Caro Celso Lungaretti,

Tudo bem?

Recebi e li, um por um, inúmeros artigos seus e de Rui Martins, e abaixo-assinados enviados pelo estimado defendendo a causa de Cesare BATTISTI.

Busquei, do outro lado, isto é, daqueles que queriam a extradição e encarceramento, argumentos jurídicos válidos e de acordo com a ordem jurídica internacional, que legitimassem a persecução criminal por parte da Justiça Italiana, trinta anos após os fatos.

Pouco encontrei de substancial. Nenhuma prova cabal!

Porém o que ficou claro para mim, foi o querer aplicar o império da exceção constitucional que ditava as decisões judiciais à época, tão veementemente repudiada por nosso sábio Jurista, Dr. Dalmo Dallari.

Todo o processo contra Cesare se deu sem o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório, regras fundamentais inegociáveis e inafastáveis em nações modernas democráticas e soberanas.

O Ministro Tarso Genro, experiente advogado, sábio jurista, fundamentou sua decisão, e o Presidente Lula com determinação e autoridade moral a validou, jogando uma pá de cal, como que batendo o martelo, sobre o caso, exercendo sua atribuição constitucional como chefe eleito nas urnas, por duas vezes, da nação BRASIL e como Líder mundial de primeira grandeza.

Espernear é um direito de todos. Porém somos um País Soberano!

O senhor Berlusconi deve ter respeito por essa decisão soberana, e gratidão ao Brasil, pois nossos irmãos combatentes da Força Expedicionária Brasileira tomaram e entregaram Monte Castelo para a Itália.

Podemos ser mansos, mas não somos um país de frouxos.

Com muito orgulho, já não nos podem chamar de República de Bananas!

A Itália, ao repudiar a decisão, não por acaso, trilha na contramão da História, contra as liberdades individuais, contra a democracia, rasga a Declaração Universal dos Direitos Humanos e afronta nossa Soberania.

Cesare BATTISTI, fica.

Ponto e pronto!

Fernando Claro Dias
advogado
OAB/50226/RJ
http://oclaro.blogspot.com/

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...