sábado, 23 de agosto de 2008

SUGESTÃO DE CORREÇÃO NO PORTAL DO GOVERNO EStadual do ES - Utilidade Pública

DO PORTAL DO GOVERNO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO – MEIO AMBIENTE - UTILIDADE PÚBLICA RELEVANTE

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Inicio > Cidados (CIDADÃOS)> Meio Ambiente
Meio Ambiente
· Agenda 21
· Projeto guas limpas (ÁGUAS)
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· Qualidade das praias
· Licenciamento Ambiental
· Denncia (DENÚNCIA)
· Unidade de conservao (CONSERVAÇÃO )
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Prezados Senhores

Tudo bem?

Utilizamos este espaço tendo em vista que o FALE CONOSCO não tem funcionado a contento, ou somente responde a quem quer, e não àqueles que, criticando, objetiva abrir um canal de debate responsável e democrático, para que os serviços sejam eficientemente prestados por esta ou qualquer outra gestão, que erra e acerta como as demais.

Desta forma, continuando minhas pesquisas e críticas sobre os governos no Espírito Santo - na qualidade de Ouvidor Cidadão não atrelado aos Executivos - em respeito a nós próprios cidadãos (.....), vimos sugerir, sem a pretensão de determos o monopólio do conhecimento, o que entendemos conveniente em razão de equívocos na digitação no Portal do Meio Ambiente nosso de cada dia, na forma abaixo.

Coloquei entre parênteses: ( ), e em letras maiúsculas (nem sempre), não por desrespeito, e sim para destacar.


"Inicio > Cidados (CIDADÃOS)> Meio Ambiente
Meio Ambiente
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• Projeto guas limpas (ÁGUAS)
• Qualidade do ar
• Qualidade das praias
• Licenciamento Ambiental
• Denncia (DENÚNCIA)
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Outrossim, mesmo que me não agradeçam pelo serviço 0800, ao contrário do que cavalheirescamente e humildemente fizeram os administradores dos Portais do STF, STJ, TCES, GOVERNO FEDERAL, OAB, PMV/Secretarias de Cultura e Saúde, blogues de Senadores e Deputados, vereadores e prefeitos, inúmeras empresas, vários jornais escritos e virtuais, ainda assim consigno meu antecipado agradecimento pela correção do texto, desejando que corrijam e critiquem, sempre, o que escrevo, ainda que em forma de DESAFORISMOS!

Saudações ambientais e “internéticas”.

Fernando Claro, O CLARO

Obs.: observamos no dicionário do Aurélio que a abreviatura de número é n. e não nº como costumamos escrever. Aguardamos, também, a fineza de conhecer sobre o que foi aceito, se aceito, naquilo que sugerimos, até para sabermos onde erramos ao sugerir.
O CLARO agradece.

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Sábado, 09 de Agosto de 2008

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Principal

Comunicação

Sugestões

Fale Conosco

Webmail

Informativos

Fale Conosco

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Quem é Quem?


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Licenciamento Ambiental
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Legislação Federal
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CERH
Editais de Convovação CERH

Comissão de Ética
Exibir Downloads
Cursos

Exibir Licitação

/*Funcoes de loop infinito que possibilitam a captura de movimento e cliques de mouse e uso da barra de rolamento */
UpdateIt();


/*Funcoes de loop infinito que possibilitam a captura de movimento e cliques de mouse e uso da barra de rolamento */
function UpdateIt()
{
if (document.all)
{
setTimeout("UpdateIt()", 200);
}
}
UpdateIt();

INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÌDRICOS (HÍDRICOS)– IEMA, vinculado à SEAMA tem por finalidade executar, fiscalizar e controlar as atividades potencialmente poluidoras e/ou degradadoras do meio ambiente, e implementar as polÌ(í)ticas de gestão dos recursos hÌ(í)dricos e dos recursos naturais.
O IEMA promove a proteção dos recursos naturais, estabelecendo os padrõe(s) de qualidade ambiental, avaliando os impactos sobre a natureza, licenciando e revisando as atividades poluidoras e degradadoras. O órgão, também cria e gerencia áreas protegidas, realiza monitoramentos, fiscalizaçô(õ)es, pesquisas, trabalhos de educação ambiental e promove o gerenciamento integrado dos recursos Hì(í)dricos.
Fazem parte do IEMA os seguintes setores:

Gerência de Controle Ambiental - GCA
Gerência de Fiscalização - GFI
Gerência de Recursos Naturais - GRN
Gerência de Educação Ambiental - GEA
Gerência de Recursos HÌ(í)dricos - GRH




Obs.: Não recebemos protocolo de mensagem enviada. Está acusando que há caracteres inválidos, sem os nominar, e solicitando para retirá-los. Como retirar o que não sabemos?


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Início > Governo > Secretaria > Secretaria de Estado da Educação - SEDU
Secretaria de Estado da Educação - SEDU
Executa toda a política do Governo do Estado na área da Educação. Desenvolve atividades de ensino para estudantes de todos os níveis; presta assistência técnica, supervisão e fiscalização de estabelecimentos municipais e particulares de ensino.
Visite o site: http://www.sedu.es.gov.br/

· Secretário : Haroldo Correa Rocha
Empresas, autarquias e fundações coligadas
Autarquia
· FAMES - Faculdade de Música do Espírito Santo
Endereço:
Av. César Hilal - - 1111Santa Lúcia - Vitória - ESCEP: 29056-085
Telefone(s) :
· (27) - 31373641Telefone(s) :
· (27) - 31373661
Emails:
· secretario@sedu.es.gov.br -
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Início > O Espírito Santo > Informações Gerais
Informações Gerais
Área
46.077,5 km2, Representando 0,54% do territrio (TERRITÓRIO) brasileiro.Topo
Municípios
Número de Municípios - 78.Topo
Capital
Vitória - ES.Topo
Localização
Porção oriental da Região Sudeste.Topo
Limites
· Norte: Estado da Bahia
· Leste: Oceano Atlântico
· Sul: Estado do Rio de Janeiro
· Oeste: Estado de Minas Gerais
Topo
Relevo
Seu território compreende duas regiões naturais distintas: o litoral - que se estende por 400 km - e o planalto. Ao longo da costa Atlântica encontra-se uma faixa de plancie (PLANÍCIE) que representa 40% da área total do Estado, e à medida que se penetra em direção ao interior, o planalto dá origem a uma região serrana, com altitudes superiores a 1.000 metros, onde se eleva a Serra do Caparaó ou da Chibata. Nesta região encontra-se o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altura, o terceiro mais alto do Pas e o mais alto do Estado.
Topo
Clima
O clima do Estado do Esprito (í) Santo é tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 23 e volume de precipitação superior a 1.400 mm por ano, especialmente concentrada no verão.
Topo
Hidrografia
Na hidrografia, o rio Doce, que nasce no Estado de Minas Gerais e tem 944 km de extensão, o mais importante do Estado. No entanto, também se destacam os rios São Mateus, Itaúnas, Itapemirim, Jucu, Mucuri (i) e Itabapoana.
Topo
Naturalidade
Capixaba.Topo
Hora Local
A mesma em relação a Brasília.Topo
Vegetação
Floresta tropical, vegetação litorânea.Topo
Colonização
Portugueses, holandeses, alemães e italianos.Topo
População
· Total: 3.464.285 (estimativa para 2006)
· População com mais de 60 anos: 306.349 (2004)
· Taxa de fecundidade: 2,1% (2003)
· Taxa de Crescimento: 1,98% (Taxa de Crescimento médio anual da população residente)(2003)
· Esperança de vida: 71 anos (5 maior do país) (2003)
Fonte: IBGE Topo
Índice de Desenvolvimento Humano
Ano
IDHM
Ranking
1991
0,691
12
2000
0,765
11
Topo
PIB
R$ 24.723.040,00 - (13 do pas)PIB Per CapitaR$ 4.162,00 - (18 do pas)Fonte: IBGE Contas Regionais do Brasil 2002Topo
Número de Eleitores
Eleitorado - 2.376.103 (março de 2008)Fonte: TSETopo
Espírito Santo no Brasil
População economicamente ativa (PEA), por situação do domicílio e sexo.
· Total - 1.742.081
· Urbana - 1.374.241
· Rural - 367.840
Topo
Indicadores Demográficos e Sociais
· Taxa de Mortalidade Infantil (por mil) - 16,2Fonte: Sesa 2003
· Estabelecimentos de saúde - 1.491Fonte: IBGE 2002
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Educação Alimentar nas Escolas O Programa de Educação Alimentar nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), objetiva atender ao aluno da escola pública estadual na construção de hábitos alimentares saudáveis, que se inicia no oferecimento de uma alimentação escolar de qualidade.
Nutricionista orientando a merendeira no preparo da alimentação escolar.
A formação de hábitos alimentares saudáveis implica em uma alimentação escolar balanceada, priorizando o consumo de frutas, verduras e legumes, reforçando na população estudantil a importância das ações de promoção de saúde. O programa estadual de Educação Alimentar é orientado por nutricionistas que promovem a qualidade da Alimentação Escolar, utilizando parâmetros nutricionais e ações educativas que visam o desenvolvimento e crescimento dos alunos e formação de bons hábitos à mesa. Perguntas mais freqüentes
1) O cardápio pode ser modificado?
Sim. Ele pode ser adequado de acordo com a realidade da escola, porém esse trabalho deve ser feito em conjunto com a equipe de nutrição da Sedu para que seja garantida a qualidade nutricional da alimentação escolar.
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2) Como posso acompanhar a alimentação do meu filho na escola?
A Sedu orienta a escola a manter o cardápio mensal das refeições afixado em local visível para facilitar o acompanhamento por parte da comunidade. Os gêneros alimentícios devem ser de boa qualidade e a cozinha e o estoque devem estar em boas condições de higiene.
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3) Quais os alimentos que não são permitidos na alimentação dos escolares?
Azeitona, balas, bebidas alcoólicas, bombons, chips, chocolates em tablete, chocolate granulado, doces enlatados, glicose de milho, legumes em lata, legumes desidratados, leite condensado (industrializado), maria-mole, paçoca de amendoim, palmito em lata, patê, picolé / chup-chup, pimenta, pipoca doce, pirulito, pó para preparo de refresco, refrigerantes, salame, sorvetes, lingüiças e embutidos, sucos artificiais (garrafas, xaropes, concentrados), extrato de tomate, temperos prontos, caldos (tabletes), toucinho defumado, banha, presunto, apresuntado, mortadela, maionese e frutos do mar.
fechar

4) Quais os procedimentos adotados pela escola para a execução do cardápio?
Para a aquisição dos gêneros, deve-se levar em conta o cardápio autorizado pela equipe de nutrição da Sedu. Para definir a quantidade de alimentos a serem adquiridos, a direção da escola deverá realizar o cálculo per capita (quantidade por aluno) assegurando, sempre, a procedência e a boa qualidade dos alimentos.
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5) Qual o tipo de leite que deve ser utilizado?
O leite deve ser, preferencialmente, em pó ou de saquinho.
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6) Os sucos são de que tipo?
No preparo do suco, devem ser utilizadas as polpas de fruta ou as frutas "in natura".
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7) Por que o cachorro-quente da merenda escolar é feito com carne bovina ou frango?
A salsicha, assim como as lingüiças, mortadelas e presuntos, é um alimento embutido (produto cárneo industrializado e obtido da emulsão de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, adicionado de ingredientes), com um alto teor de sal, podendo causar irritação na parede intestinal, colocando em risco o aluno e até lesar a absorção dos demais nutrientes da mesma refeição.
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8) Por que não utilizar temperos e caldos prontos?
Por causa dos condimentos e do alto teor de sal que eles contêm, prejudicando a saúde dos alunos.
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9) Como deve ser feita a esterilização dos utensílios?
- Lavar os utensílios (canecas, talheres e pratos) com água, sabão neutro ou detergente neutro e com auxílio de bucha (que deve ser trocada periodicamente); - Enxaguar em água corrente, se possível quente. - Mergulhar em água fervente durante 15 minutos e guardá-los limpos, secos e protegidos.
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10) É necessário o uso de luvas?
É necessário o uso das luvas quando houver manipulação de preparações em que as mãos estiverem diretamente em contato com o alimento e no horário da distribuição dos alimentos. Caso a merendeira apresente algum corte ou ferida nas mãos, o uso das luvas é obrigatório em todos os momentos.
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11) Como devem ser as prateleiras do Estoque?
Devem ser higienizadas semanalmente e, caso sejam de madeira, providenciar uma pintura de tinta óleo para facilitar a limpeza. Nunca forrar as prateleiras com qualquer tipo de papel ou plástico.
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Receitas Estoque de Alimentos Higiene Pessoal Higiene da Cozinha Manipulação de alimentos Adquirindo Alimentos Como Prestar Contas Formulários Úteis
Nesta seção você encontra dicas úteis para melhorar os hábitos alimentares na sua escola.

OBS.: A INSERÇÃO DO SÍMBOLO @@ SERVE PARA SEPARAR TEMAS. (O CLARO)
















Receitas Estoque de Alimentos Higiene Pessoal Higiene da Cozinha Manipulação de alimentos Adquirindo Alimentos Como Prestar Contas Formulários Úteis
Como prestar contasExecuções Financeiras do Programa de Educação Alimentar:Recursos Federais - Mensalmente encaminhados à Entidade Executora (Conselho Escolar), de acordo com o repasse do FNDE à SEDU. Recursos Estaduais - Semestralmente repassados às Entidades Executoras;O valor recebido deverá ser aplicado na aquisição de gêneros alimentícios. Os recursos financeiros, enquanto não utilizados, serão obrigatoriamente investidos em fundo de aplicação;A apresentação das prestações de contas deverá ser de acordo com as portarias 39-R, de 08/03/2006 e 108-R, de 28/06/2006;Ao receber os recursos, o Presidente e o Tesoureiro do Conselho deverão observar:A utilização dos recursos dentro da NATUREZA e VALOR;A emissão do cheque nominal no valor correspondente à nota fiscal;O saldo de recursos financeiros, existentes em 31 de dezembro, deverá ser reprogramado para o exercício subseqüente;A entidade subvencionada encaminhará à Superintendência/SRE o processo de prestação de contas, que será instruído com os documentos abaixo relacionados:Ofício de Encaminhamento de Prestação de Contas;Demonstrativo sintético da receita e da despesa e relação de pagamentos efetuados;Extrato da conta corrente e o extrato específico de aplicações financeiras;Conciliação da conta bancária;Notas fiscais;5 (cinco) orçamentos;Parecer do Conselho Fiscal;Cópia dos cardápios.

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