domingo, 24 de agosto de 2008

DO SITE DO CRISTOVAM - CRIAÇÃO DE BANCADA PARA O FUTURO - 15/8/2008

DO SITE DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE - PDT/DF
Você está aqui: Início Biblioteca Todas as Notícias Discursos Cristovam defende a criação de uma bancada do futuro - 15/8/2008

Cristovam defende a criação de uma bancada do futuro - 15/8/2008
15-Ago-2008
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) usou a tribuna nesta sexta-feira (15) para pedir ao Congresso Nacional a formação de uma "bancada do futuro", com o objetivo de discutir os rumos que o Brasil precisa tomar para avançar em direção ao desenvolvimento sustentável.

- Ou nos despertamos e passamos a discutir o futuro, ou não sairemos deste tempo em que nos colocaram há 50 anos, de país da industrialização. É preciso levar a sério a percepção de que, daqui para frente, quem não tiver conhecimento não terá futuro - afirmou ele.

Para o senador pelo Distrito Federal, a política desenvolvimentista defendida pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek (os "50 anos em cinco") continua sendo aplicada nos dias atuais. Ele argumentou, porém, que essa visão de desenvolvimento"entrou em crise porque era [baseada em] uma industrialização que não dividia; ao contrário, concentrava, porque precisava tirar de todo mundo para fazer as estradas, as hidrelétricas, a nova capital". Para Cristovam, o governo de Juscelino "não colocou 50 anos na frente a saúde, a educação e nem mesmo a agricultura". Ele destacou também que o regime militar manteve a política de industrialização.

- Então vieram os militares. Foram vinte e um anos de ditadura e outros vinte e quatro de democracia, esses últimos sem uma fala no sentido de dar um rumo diferente ao país. Salvo a grande estabilidade monetária conquistada no governo de Fernando Henrique, o Brasil continua o mesmo - avaliou.

O senador afirmou ainda que o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo Lula nada mudou em relação "às velhas idéias" defendidas por Juscelino, pois não privilegiaria áreas como educação e saúde, entre outras.

Quanto ao Congresso Nacional, Cristovam disse que faltam debates com relação ao futuro e que os parlamentares vêm se limitando a fazer denúncias.

- O futuro tem que voltar a entrar nesta Casa. E aí saberemos para onde queremos que siga esse trem chamado Brasil. Mas é preciso trazer uma idéia de desenvolvimento sustentável para o dia-a-dia - ressaltou.

Em aparte, os senadores Gilberto Goellner (DEM-MT) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiaram o discurso de Cristovam. Mozarildo sugeriu a vinda do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, para discutir os projetos do governo voltados para o futuro do país.

Piso salarial

Em seu pronunciamento, Cristovam também defendeu o piso salarial nacional para os professores da educação básica de escolas públicas - criado a partir de projeto de sua autoria, aprovado pelo Senado em julho e transformado em lei nesse mesmo mês. Segundo o senador, "a idéia do piso está absolutamente ligada ao futuro que desejamos para o nosso país e à perspectiva de um futuro melhor".

Valéria Castanho / Agência Senado
Comentários Busca

Somente usuários registrados podem comentar!
Voce pode se registrar gratuitamente,
veja na coluna da esquerda, na area da comunidade virtual

Powered by !JoomlaComment 3.26
3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

"Todas as crianças precisam ter a mesma chance. Elas não podem ser discriminadas só porque nasceram em uma cidade muito pequena ou porque os pais são pobres e vivem em uma área de periferia. Elas devem ter a chance de estudar em escolas que são iguais às melhores escolas do país. Todas as escolas devem ter o mesmo padrão. Todos os professores e professoras devem ser formados(as) em universidades e cursos com a mesma qualidade. Isso é possível. Se você vai em uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em qualquer cidade do Brasil, o padrão de atendimento e de serviço é o mesmo; são instituições que mostram que o Estado brasileiro tem capacidade de gerar organizações que funcionam. Assim deveria ser também com as escolas. Professores e professoras bem remunerados(as), com meios de trabalho e ambiente adequados. Livros, currículo, computadores, tudo para ajudar a ter o mesmo padrão e a formar as crianças oferecendo-lhes a mesma chance. Os(as) professores(as) devem ter seus salários pagos pelo governo federal, seguindo um plano nacional de educação de qualidade e a escola gerenciada pela prefeitura e pela comunidade, aberta à participação dos pais, das mães e de toda a comunidade." Cristovam Buarque, em debate no plenário do Senado Federal, 10/8/2007

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...