terça-feira, 25 de novembro de 2008

Governo anuncia Semana Estadual de Eliminação de Focos do "mosquito da dengue" - UTILIDADE PÚBLICA - OCLARO

FONTE: SESA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO.COM.BR

A doença | O mosquito | Sintomas | Prevenção | Mitos e verdadesAções em desenvolvimento | Sala de situação | Participe | Publicações | Profissionais de Saúde

Governo anuncia Semana Estadual de Eliminação de Focos do Aedes aegypti nesta quarta (19)

Começa na próxima segunda-feira (24) e se estende até domingo (30) a Semana Estadual de Eliminação de Focos do Aedes aegypti, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A proposta é que o Estado e municípios atuem em conjunto a fim de realizarem uma grande ação de mobilização com o objetivo de eliminar focos e potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. As informações foram dadas pelo secretário da Saúde, Anselmo Tozi, na tarde desta quarta-feira (19), durante uma coletiva de imprensa.

A Semana é parte integrante do eixo de Mobilização, Educação e Controle do Vetor do Projeto Espírito Santo Enfrentando a Dengue, lançado no mês passado. Portanto, os municípios devem buscar direcionar suas ações com base no levantamento dos depósitos de vetores predominantes em cada localidade. As prefeituras que executaram o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) devem priorizar, pela ordem, as áreas de alto, médio e baixo risco.

É importante articular o maior número possível de parceiros para atuar em áreas de difícil acesso, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Além destes, a Sesa vem estabelecendo parcerias também com as secretarias municipais (de Saúde, Obras, Limpeza Urbana, Educação, Meio Ambiente), associação de moradores e sindicatos.

Momento certo

A Semana de Eliminação de Focos do Aedes aegypti vem em boa hora devido ao aumento das chuvas, que propicia a eclosão dos ovos e dispersão do vetor. Do ovo à fase adulta, o mosquito leva entre 7 e 10 dias para se desenvolver, justamente o período de início das fortes chuvas que vêm caindo, sobretudo, na região da Grande Vitória. Por isso, a Sesa alerta para a possibilidade do aumento de infestação dos mosquitos e, conseqüentemente, do número de casos.

O secretário convocou a população para que se mobilize e ressaltou a importância de agir rápido na eliminação de reservatórios dos mosquitos, já que o vetor se desenvolve em um curto prazo de tempo. Ele ratificou que as condições climáticas favoráveis propiciarão a multiplicação do mosquito nos próximos dias. "A orientação do Estado é que os municípios se organizem para acabar com os focos, ação mais eficaz no controle da doença", disse.

Tozi destacou a importância de romper com a inércia criada pela suposta banalidade da doença. ?Ela se mostrou severa em 2008 e causou seis óbitos no Estado. Todo cuidado é pouco, não é uma doença banal.? Para evitar que isso se repita, ele explicou que a Secretaria tem ajudado os municípios na disponibilização de insumos, de carros fumacês e na realização de capacitações. As prefeituras devem aproveitar a Semana Estadual para eliminar os reservatórios potenciais da doença.

Casos

Neste ano, de janeiro até a última semana, o número de casos de dengue chegou a 34.364, um aumento de mais de 300% se comparado ao igual período de 2007, quando houve 10.447 notificações. Trata-se do segundo maior número de casos registrados no Estado, atrás apenas de 1998, com 39.329. Ainda em todo o ano de 2008, foram notificados 410 casos de dengue hemorrágica, com 67 confirmações e 6 óbitos. No ano passado inteiro, foram 40 notificações, sete confirmações e uma morte.

Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa)

Entre os dias 20 e 24 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) coordenou o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) cujo objetivo é mostrar de modo rápido e seguro o quadro do mosquito transmissor da dengue.

Desde 2005 a pesquisa é realizada em sete municípios do Espírito Santo elencados pelo MS: Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória. Os critérios de seleção dos municípios levam em consideração a grande concentração populacional (mais de cem mil habitantes).

Os resultados revelam a grande proporção de áreas desses municípios que foram classificadas como em estado de alerta para ocorrência da dengue, ou seja, apresentaram índice de infestação predial que variam de 1% a 3,9% - de cada cem domicílios, entre um e quase quatro abrigam larvas do Aedes aegypti. Vitória e Vila Velha foram os únicos onde foram detectadas áreas de risco de surto.

Durante o levantamento, também foram identificados os reservatórios mais comuns para o desenvolvimento do mosquito. Os depósitos domiciliares (vasos, frascos, pratos, garrafas, pingadeira, recipiente de degelo, bebedouros, objetos de rituais, tanques, hortas, calhas, lajes, ralos em desuso e floreiras) foram os locais de maior predominância de larvas do vetor.

Em seguida, apareceram os lixos (pneus, recipientes plásticos, sucatas, entulho, materiais para reciclagem) e, por último, os depósitos de abastecimento de água para consumo (caixas d?água, barris, tambores e latões).

A importância do LIRAa está ligada ao direcionamento das ações corretivas a serem desenvolvidas no combate ao vetor nos municípios. Quando bem executado, o grau de confiabilidade alto da ferramenta (chamado de valor preditivo) é alto.

Ações

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está realizando uma série de ações para organizar o atendimento aos casos de dengue e evitar que haja uma epidemia nos próximos meses. De junho a dezembro deste ano, está previsto o treinamento de mais de mil profissionais envolvidos, de alguma maneira, no controle da doença.

O Estado já capacitou 300 médicos, entre clínicos gerais e pediatras que atuam no Programa Saúde da Família (PSF), nos prontos-socorros e prontos-atendimentos. Serão capacitados ainda 135 enfermeiros da rede pública de saúde, 365 bombeiros, 180 supervisores e 60 técnicos das vigilâncias epidemiológicas municipais. O treinamento também foi estendido a 70 alunos do curso de enfermagem das Faculdades Integradas São Pedro (Faesa).

No mês de outubro, a Sesa reativou o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, que conta com representantes de vários setores (como empresas, instituições de ensino, sindicatos) e sociedade civil, com os quais foram firmadas parcerias importantes.

Além disso, há ações específicas sendo desenvolvidas, como a mobilização dos servidores estaduais, que formaram a Patrulha da Dengue. Três servidores de cada órgão público atuarão na eliminação de focos em seus respectivos locais de trabalho.

Saiba como evitar a proliferação do mosquito

Lixo:

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes latas, copos, garrafas vazias etc.;

- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Plantas e jardins:

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;

- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana;

- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Caixas d?água, calhas e lajes:

- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

- Remova folha, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Mantenha a caixa d?água sempre fechada com tampa adequada;

Tonéis e depósitos de água:

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d?água;

- Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Lave principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa como jarras, garrafas, potes e baldes.

Assessoria de Comunicação da Sesa
asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...