quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A GAZETA:"AMERICANOS DESCOBREM PETRÓLEO NO PRÉ SAL CAPIXABA."A EXPROPRIAÇÃO ANUNCIADA.

FONTE: JORNAL GAZETAONLINE.COM.BR

Americanos descobrem petróleo no pré-sal capixaba

01/10/2008 - 00h00 (Outros - A Gazeta)

São Paulo

A petroleira americana Anadarko anunciou ontem a descoberta de um reservatório de petróleo abaixo da camada de sal na Bacia de Campos, mas no litoral do Espírito Santo, no bloco denominado BM-C-30.

É a primeira vez que uma companhia estrangeira encontra óleo no pré-sal no Brasil ? todas as descobertas verificadas até agora foram em blocos operados pela Petrobras.

Segundo a companhia, o reservatório tem características similares ao de Jubarte, no Litoral Sul do Espírito Santo, onde a Petrobras já iniciou a produção no pré-sal, e onde estima ter encontrado até 4 bilhões de barris de petróleo.

A Anadarko ainda não fez projeções do volume, limitando-se a dizer que o reservatório tem 50 metros de espessura. "O processo ainda está no início e planejamos continuar a perfuração rumo a objetivos mais profundos", afirmou, em nota, o vice-presidente de exploração internacional da companhia, Bob Daniels.

A primeira descoberta foi feita a uma profundidade total de cerca de 6 mil metros. A empresa espera chegar a mais de 7 mil metros. O BM-C-30 fica entre o Parque das Baleias, onde está Jubarte, e o campo de Roncador, o segundo maior em atividade no Brasil.

Divisão
O bloco está sob a concessão, operada pela Anadarko (30%) e dividida entre a EnCana Brasil Petróleo (25%), Devon Energy do Brasil (25%) e SK do Brasil (20%). O poço está sendo perfurado pela sonda Deepwater Millenium, da Transocean, e terá sua perfuração final atingindo a até 6.024 metros de profundidade.

O projeto foi inicialmente batizado de Wahoo. Na nota, a Anadarko afirmou ainda que precisa de avaliações adicionais para delimitar os volumes do reservatório.

A companhia ainda pretende explorar outra área do pré-sal no litoral brasileiro, também na bacia do Espírito Santo. O bloco é todo de empresas estrangeiras: além da Anadarko, também a Devon é americana, a EnCana é canadense e a SK é sul-coreana.

Descoberta derruba 'monopólio' da Petrobras
Momento. A descoberta anunciada ontem pela Anadarko, operadora do campo BM-C-30, chega exatamente na hora em que há polêmica em torno da definição sobre a propriedade do óleo e gás produzidos no pré-sal.

Liderança. Até agora, as descobertas feitas nesta nova fronteira do petróleo no Brasil foram feitas em campos onde a Petrobras tem participação única (caso de Jubarte) ou majoritária (caso dos campos na Bacia de Santos).

Marco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou para depois das eleições municipais a divulgação do estudo sobre a criação de um novo marco regulatório para a produção de petróleo no Brasil.

Controle. O marco poderá mudar a propriedade e controle dos campos do pré-sal, e o governo federal quer rever a lei que define a distribuição de royalties.

Briga. Governadores e prefeitos de Estados e municípios produtores não querem perder arrecadação.

Vale compra mais uma parte de bloco exploratório
Rio de Janeiro

Em mais um movimento para ampliar sua participação no setor de petróleo, a Vale comprou 17,5% do bloco exploratório BM-ES-28, na Bacia do Espírito Santo.

Trata-se da terceira aquisição da companhia este ano, após a estréia em leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em novembro do ano passado.

Duas operações foram feitas com a anglo-holandesa Shell, com quem a Vale assinou acordo de cooperação em meados de 2007.

A compra de parte do BM-ES-28 foi aprovada pela ANP no último dia 18.

A fatia pertencia à Shell, que permanece como operadora do projeto. Em março, a Vale já havia comprado 50% da multinacional no bloco BM-ES-27, também no litoral capixaba.

Segundo palestra recente do vice-presidente de exploração e produção da Shell Brasil, Stephen Whyte, os dois blocos terão poços perfurados nos próximos dois anos.

A Vale não quis comentar a operação. Ao anunciar sua entrada no segmento de óleo e gás, a companhia argumentava que precisava garantir suprimento de energia para suas operações.

Números

4 bilhões
É o tamanho estimado da reserva de petróleo na camada de pré-sal do Espírito Santo. O número representa metade do campo de Tupi, em SP.

500.000 barris
É a produção estimada de petróleo, por dia, no Litoral Sul no Estado, segundo a Petrobras.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...