quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CASAGRANDE E A CRISE ECONÔMICA AMERICANA

FONTE: FOLHA VITÓRIA ON LINE.COM.BR

08/10/2008 às 07h29 - Atualizado em 08/10/2008 às 12h32

Casagrande elogia medidas do governo contra crise econômica

Agência Senado


Foto: Agência Senado

"Não há, hoje, um especialista capaz de apontar a luz no fim do túnel"
Brasília - O senador capixaba Renato Casagrande (PSB) fez, nesta terça-feira (7), uma análise da crise global nos mercados financeiro e de capitais, afirmando que a forte escassez de crédito já está contaminando a economia mundial. "Não há, hoje, um especialista capaz de apontar a luz no fim do túnel, anunciando que o pior já passou. Há sintomas claros de risco de recessão nos países desenvolvidos, com efeitos sobre os países emergentes", observou, com preocupação.

Outro aspecto preocupante para Casagrande é o expressivo componente de irracionalidade no comportamento dos investidores e especuladores. "É hora de os governos agirem com cautela e segurança, indicando soluções claras e seguras para o enfrentamento da questão. Nenhum país pode deixar a sua economia ser desenvolvida por si só, sem a interferência de um Estado forte", defendeu.

O senador alertou que, no caso do Brasil, a crise poderá ter reflexos diretos na discussão em torno do Orçamento Geral da União, obrigando o Congresso a rever a alocação de recursos públicos em investimentos em infra-estrutura. Com esse cenário, é preciso garantir os cronogramas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Casagrande disse acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "com o pé fincado na realidade", e tem procurado adotar medidas importantes para dar continuidade ao crédito no país e facilitar a exportação para aumentar a receita em dólares.

Sucessão

Casagrande é da opinião que sucessão de 2010 não é assunto para esse momento. Na opinião dele, os resultados que saem das urnas nestas eleições municipais são apenas uma "das variáveis" que resultarão na chapa governista para a sucessão de Lula. Casagrande diz que o candidato deve ter capacidade de "aglutinar as forças aliadas". Acrescentou que "o candidato ideal" dos governistas será o que apresente condições de garantir, pelo menos, uma disputa em segundo turno com a oposição.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...