quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ES é O PRIMEIRO ESTADO A ENCERRAR APURAÇÃO

FONTE: A GAZETA ON LINE.COM.BR

Espírito Santo é o primeiro Estado do país a encerrar apuração

05/10/2008 - 20h21 ( - Da Redação Multimídia)

Uma eleição marcada por muita boca de urna, prefeitos reeleitos, viradas eleitorais e a condição de ser o primeiro Estado brasileiro a concluir as apurações do pleito de 2008. Este foi o domingo eleitoral no Espírito Santo. A polícia capixaba teve trabalho para aplicar a lei eleitoral. Parciais ainda não concluídas indicam que mais de 120 pessoas foram detidas, sendo que só na Grande Vitória foram 50. A tecnologia permitiu que a votação fosse 100% eletrônica. Apenas 33 urnas apresentaram problemas e foram substituídas.

Em exatamente três horas e um minuto de trabalho o capixaba conheceu os prefeitos eleitos ou reeleitos no Estado. O tempo estava dentre do previsto pelo presidente do TRE-ES, desembargador Manoel Alves Rabelo. No entanto, um problema registrado em quatro urnas eleitorais dos municípios de Colatina e Marilândia deixou os técnicos apreensivos. Os votos computados nessas urnas, foram repassados para o Tribunal da forma 'cantada', ou seja, eles foram ditados por um técnico do TRE dessas cidades, aos profissionais que trabalhavam na sede do órgão, em Vitória.

?Fechamos dentro do tempo que prevíamos. Infelizmente não conseguimos fechar mais cedo por causa de problemas em urnas de Colatina e Marilândia. Não foi possível a transmissão online nessas urnas, tivemos que cantá-las. No mais foi tudo bem, agora vamos aguardar Vila Velha onde vai ter segundo turno. São dois candidatos e com certeza vai ser mais tranqüilo?, declarou o presidente.

Não foi a reeleição de João Coser (PT) e pouco menos os mais de 94% de votos obtidos por Sérgio Vidigal (PDT), na Serra, que surpreenderam os capixabas. O fato mais comentado por membros do Judiciário, políticos e eleitores que compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral na tarde deste domingo foi a vitória de Carlos Castiglione (PT) em Cachoeiro de Itapemirim sob Theodorico Ferraço (DEM) que lidera as pesquisas eleitorais.

A disputa entre os dois deputados estaduais foi acirrada até o último minuto. Castiglione venceu com 49,60% dos votos, enquanto o democrata conseguiu 42,22%. Nas últimas pesquisas o petista vinha crescendo na preferência do eleitor. Chegou a pedir licença, não remunerada, na Assembléia Legislativa para se dedicar a campanha. Ferraço não se licenciou.

Coser comemorou com Castiglione o resultado por telefone, quando o ele ainda estava no pleno do Tribunal Regional Eleitoral. De lá o petista eleito em Vitória foi para a praia de Camburi, comemorar a vitória. A festa em frente ao TRE só terminou quando o prefeito reeleito convocou a militância para a orla.

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, chegou no TRE logo depois das 17h. Rodney classificou o pleito como tranqüilo, apesar das ocorrências por boca de urna e outros imprevistos. Segundo o secretário, parciais ainda não fechadas pela polícia indicavam que 70 pessoas foram presas no interior e 50 na Grande Vitória. Os dados fechados serão divulgados na manhã desta segunda (06), em entrevista coletiva.

A cobertura completa das Eleições 2008 você lê nesta segunda-feira no jornal A GAZETA.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é 25 de maio | O CLARO: Vá periodicamente ao oftalmologista. O glaucoma pode levar à cegueira!

.: Portal da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia :. Façam um blogueiro feliz...rsrs Caso queiram DOAR qualquer VALOR para a MANUTE...